Análise do valor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde dezembro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.

Análise do valor é uma metodologia utilizada para a identificação de funções e o relacionamento com os custos para realizar cada função visando identificar e eliminar custos desnecessários.[1]

É eficaz na melhoria dos desempenhos funcionais e na consideração dos recursos necessários para obter cada função. Originalmente criada por Lawrence D. Miles em 1942 na GE americana, denominada de "Value Analysis", a Análise do Valor propõe a utilização de uma metodologia com ênfase na análise das funções de um produto, projeto, processo ou serviço visando mensurar o valor de cada função com a finalidade de desenvolver alternativas para otimizar a relação benefício x custo de cada função (PEREIRA FILHO, 1998).

Na década de 1990 diversas aplicações foram pesquisadas pelo Independent Project Analysis (IPA) que passou a recomendar a aplicação desta metodologia, chamando-a de Value Improving Practices (Práticas de Melhoria do Valor) (IPA, 2005)

As aplicações da Análise do Valor ultrapassaram o domínio dos produtos para abranger também os serviços, os projetos e os procedimentos administrativos.

A metodologia de AV/EV pretende se constituir num "hábito de pensamento" evitando preconceitos, prejulgamentos, estudos superficiais, visão unicamente convergente, bloqueios e diversos outros fatores.

Referências

  1. CSILLAG, J. M. (1995). Análise do Valor, metodologia do valor, engenharia do valor, gerenciamento do valor, redução de custos, racionalização administrativa Ed. Atlas, 367 p. São Paulo
  • INDEPENDENT PROJECT ANALYSIS (2005). A Guide TO VIP.
  • PEREIRA FILHO, Rodolfo Rodrigues (1998). Análise do Valor: Prática de Melhoria Contínua. São Paulo: Nobel.
  • SARTORI, Eloi.(2008).Gestão pelo Valor moldando a Estratégia.