Saltar para o conteúdo

Anaerobiose: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 187.14.141.140 ( modificação suspeita : -54), para a edição 18402587 de Xqbot
Etiqueta: Repetição de caracteres
Linha 21: Linha 21:


=== Processos de Respiração Anaeróbia ===
=== Processos de Respiração Anaeróbia ===
A '''respiração anaeróbia''' é feita principalmente a partir de [[fermentação]], seja ela láctica ou alcoólica.
A '''respiração anaeróbia''' é feita principalmente a partir de [[fermentação]], seja ela láctica ou alcoólica. <<ERRADO!! FERMENTAÇÃO É DIFERENTE DE ANAEROBIOSE!!!!!!





Revisão das 02h00min de 12 de abril de 2010

Predefinição:Portal-bioquímica Anaeróbio é uma palavra técnica que significa literalmente sem ar e se opõe a aeróbio. A presença ou ausência de ar (oxigénio -O2) ou, mais precisamente, a presença ou ausência de oxigénio no ar, afecta várias reações químicas e biológicas. As que ocorrem na ausência de oxigénio dizem-se que ocorrem em anaerobiose (no Brasil, anaerobismo).

Um exemplo é o da madeira totalmente submersa em água que não apodrece, visto que o apodrecimento é um processo que necessita de água e oxigénio.

A anaerobiose é o processo utilizado por algumas espécies de bactérias e pelas fibras musculares submetidas a esforço intenso. Esta última reação é catalisada pela enzima desidrogenase lática; nestas condições, o aporte sanguíneo de oxigénio torna-se insuficiente e a fibra muscular é submetida a uma anaerobiose relativa. Em vez de o piruvato entrar no ciclo de Krebs, há produção de lactato.

Em outros organismos, como as leveduras, o piruvato é descarboxilado, originando acetaldeído, que, servindo como aceptor dos elétrons do NADH, se reduz a etanol.

Energia utilizada pelos organismos vivos

Necessidade de energia

Os organismos apresentam uma série contínua de processos físico-químicos. Alguns destes processos são espontâneos, como a difusão. Nesta situação uma molécula flui espontaneamente de um local onde ela é mais concentrada para um local onde ela é menos concentrada. Outros processos não são espontâneos. O sódio, por exemplo, é continuamente bombeado de dentro das células para o interstício, mesmo sendo muito mais concentrado fora do que dentro da célula. Este processo requer energia.

Origem da energia

A energia usada pelos organismos vem, em última análise, quase sempre do sol. O processo de fotossíntese "captura" esta energia solar em uma ligação química, unindo dois átomos. Na molécula de glicose, por exemplo, entre os átomos de carbono existe energia acumulada, potencialmente utilizável.

Utilização da energia

Um organismo vivo rompe uma ligação química para utilizar esta energia. Com isto são "liberados" um ou mais eléctrons. Estes elétrons necessitam ser "recebidos" por alguma outra molécula. Este processo é chamado de respiração celular.


Processos de Respiração Anaeróbia

A respiração anaeróbia é feita principalmente a partir de fermentação, seja ela láctica ou alcoólica. <<ERRADO!! FERMENTAÇÃO É DIFERENTE DE ANAEROBIOSE!!!!!!


Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia celular é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Bioquímica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Link FA