Saltar para o conteúdo

Anita Prestes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Anita Leocádia (Berlim, 27 de novembro de 1936) é uma historiadora brasileira, filha dos militante comunistas Olga Benário e Luís Carlos Prestes

A vida de Anita Leocádia Prestes é considerada uma continuação da história dos pais. Nascida em na prisão feminina de Barnimstrasse, Anita foi afastada da mãe, e entregue à avó paterna, Leocádia Prestes, ao final da fase de amamentação, com 14 meses de idade.

No Brasil, Anita Prestes graduou-se, em 1964, em Química Industrial pela Escola Nacional de Química da antiga Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1966, em plena ditadura militar, obteve o titulo de mestre em Química Orgânica.

No início da década de 70, Anita exilou-se na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em agosto de 1972, ela foi indiciada em virtude da militância política. Julgada à revelia em julho de 1973, Anita foi condenada à pena de quatro anos e seis meses pelo Conselho Permanente de Justiça para o Exército.

Em dezembro de 1975, Anita Leocádia Prestes recebia o título de doutora em Economia e Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais de Moscou. Quatro anos depois, em setembro de 1979, a Justiça extinguia a punibilidade da sentença que condenou Anita à prisão, com base na primeira Lei de Anistia no Brasil.

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, título concedido em janeiro de 1990, Anita Prestes é atualmente professora de História do Brasil na UFRJ, cargo conquistado por meio de concurso público em 1992.

Ligações externas