Anuradhapura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Cidade Santa de Anuradhapura *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Anuradhapura13.jpg
Stupa de Ruwanwelisaya
País Sri Lanka
Critérios (ii)(iii)(vi)
Referência 200
Coordenadas 8° 20′ N 80° 23′ E(Centro-Norte, Sri Lanka)
Histórico de inscrição
Inscrição 1982  (6ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
Kuttam Pokuna.

Anuradhapura é uma cidade no Sri Lanka, capital da província do Centro-Norte. É uma das antigas capitais do Sri Lanka, famosa pelas suas bem-preservadas ruínas da civilização lanká. Foi declarada Património Mundial da UNESCO em 2006.

Fundada no século IV a.C., foi a capital do reino de Anuradhapura até o princípio do século XI. Durante este período permaneceu um dos mais estáveis e duradouros centros do poder político e da vida urbana na Ásia Meridional. A antiga cidade, considerada sagrada para o mundo budista, é atualmente rodeada de mosteiros cobrindo uma área de mais de 40 km². Anuradhapura é também importante na lenda hindu como a capital do rei asura Ravana no Ramayana.

Abhayagiri Dagaba.

As ruínas de Anuradhapura são constituidas por vários edifícios, nos quais se incluem: Sri Maha Bodhi, uma figueira sagrada; Lovamahapaya, o palácio; Abhayagiri Dagaba; Isurumuniya e Sela Cetiya, templos budistas; Magul Uyana, uns jardins; as grutas de Vessagiri; Rathna Prasadaya, um arranha-céus; o palácio da rainha; as stupas de Dakkhina, Lankarama, Mirisaveti, Jetavanaramaya, Thuparamaya, Ruwanwelisaya e Naka Vihara; o vihara de Kiribath Vehera; o Kuttam Pokuna, um tanque; as estátuas de Samadhi e Toluwila, entre outros.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Sri Lanka é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.