Saltar para o conteúdo

Aparecida do Sul: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertida por adição de informação de origem duvidosa sem fontes (usando Huggle)
Linha 36: Linha 36:


==Caminhada da Fé==
==Caminhada da Fé==
Uma das principais formas de manifesto de é a caminhada de aproximadamente 18 km entre Guapé e o distrito de Aparecida do Sul.
Uma das principais formas de ma, o romeiro além do cansaço fisico, é submetido à poeira.
Infelizmente não há uma via própria ao longo da caminhada exclusiva aos romeiros, e também não há sinalização alguma, visto que a nifesto de é a caminhada de aproximadamente 18 km entre Guapé e o distrito de Aparecida do Sul.
Varias pessoas de varias partes dedicam este percurso em agradecimento de uma graça alcançada.
Varias pessoas de varias partes dedicam este percurso em agradecimento de uma graça alcançada.
A estrada que é de chão batidoestrada possui muitas curvas, por isso, o romeiro deve ficar atendo durante todo o percurso, andando somente na beirada da estrada, por causa do intenso movimento, principalmente na época da festa de agosto.
A estrada que é de chão batido, o romeiro além do cansaço fisico, é submetido à poeira.
Infelizmente não há uma via própria ao longo da caminhada exclusiva aos romeiros, e também não há sinalização alguma, visto que a estrada possui muitas curvas, por isso, o romeiro deve ficar atendo durante todo o percurso, andando somente na beirada da estrada, por causa do intenso movimento, principalmente na época da festa de agosto.


{{Guapé}}
{{Guapé}}


[[Categoria:Distritos de Guapé|Aparecida Sul|]]
[[Categoria:Distritos de Guapé|Aparecida Sul|]]
durante esse tempo eis que aparece um cantor excelente nessa comunidade o entao caio que ate hoje e admirado por cantar e emocionar a todos.

Revisão das 14h45min de 21 de agosto de 2011

 Nota: Se procura outros significados, veja Aparecida (desambiguação).

Aparecida do Sul é um distrito brasileiro pertencente ao município de Guapé - Minas Gerais.

O distrito é bem pacato, o tipico vilarejo mineiro, de ruas tranquilas e gente hospitaleira, um lugar interessante pelo jeito da população que até hoje é ligada a tradições antigas. O distrito também é apelidado de Jacutinga.

História

Jacutinga

Com a fé dos guapeenses em Nossa Senhora Aparecida foi criada a igreja em homenagem, e ao redor cresceu um povoado que fora chamado de Jacutinga.

Usina Hidrelétrica de Furnas

A construção de uma represa, para instalação da Usina Hidrelétrica de Furnas, idealizada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek no fim dos anos 50 (criada em 1957 com fechamento das comportas em 9 de Janeiro de 1963), provocou a inundação de todo o povoado, assim como também foi inundada Guapé, que é a sede do município.

Jacutinga Velha

Esse é o nome que foi atribuido ao antigo povoado que fora inundado pelas águas de Furnas.

O Novo Povoado

Em um local mais alto, foi construido uma nova igreja a Nossa Senhora Aparecida e em torno da igreja o povoado se ergueu. Com a expansão da agricultura na região, com culturas como café e gado de leite, o pequeno povoado foi crescendo sendo abitado por pessoas que vinham buscar trabalho no campo. Além do campo, a importante figura de Nossa Senhora Aparecida na cultura brasileira, e neste povoado sendo homenageada como padroeira, contribuíram para o crescimento deste, onde foi elevado a condição de distrito, passando a se chamar Aparecida do Sul.

É o nome atribuido à festa de 15 de agosto (hoje também chamada festa do Santuário), antecipada por uma bem frequentada novena, com missas e movimento de barraca todos os dias. Tal nome Jacutinga é dado devido ao apelido do distrito ser Jacutinga. Devido as grandes dimensões que a festa tomou, com a presença a cada ano de mais e mais devotos, esta data foi decretada como feriado municipal em Guapé.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Com o passar dos anos, a festa da Jacutinga, como é conhecida foi ganhando mais espaço e se tornou umas das principais manifestações religiosas de Minas Gerais. Com o aumento no numero de romeiros, a igreja se tornou pequena e houve a necessidade de aplia-lá, mas não só fisicamente, como espiritualmente também. Assim, o Padre Roberto, paroco de Guapé pediu ao povo guapeense que se dispusesem em prol da ampliação da igreja e pediu a Diocese de Campanha que a igreja fosse elevada a condição de Santuário. Em 2007, após um novo pedido realizado pelo então administrador paroquial Padre Alex José Adão, aos 14 de agosto, vesperas da festa, o Bispo Dom Diamantino concedeu a igreja o titulo tão aguardado, elevando-a condição de Santuário em homenagem a Maria Santissima, invocada neste templo como Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

</gallery>

Caminhada da Fé

Uma das principais formas de ma, o romeiro além do cansaço fisico, é submetido à poeira. Infelizmente não há uma via própria ao longo da caminhada exclusiva aos romeiros, e também não há sinalização alguma, visto que a nifesto de fé é a caminhada de aproximadamente 18 km entre Guapé e o distrito de Aparecida do Sul. Varias pessoas de varias partes dedicam este percurso em agradecimento de uma graça alcançada. A estrada que é de chão batidoestrada possui muitas curvas, por isso, o romeiro deve ficar atendo durante todo o percurso, andando somente na beirada da estrada, por causa do intenso movimento, principalmente na época da festa de agosto.

Predefinição:Guapé

     durante esse tempo eis que aparece um cantor excelente nessa comunidade o entao caio que ate hoje e admirado por cantar e  emocionar a todos.