Aracuã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura por aves com o mesmo nome, veja Ortalis.


Aracuã
Folião
Personagem fictícia de Quadrinhos Disney
Turmadapatalee.jpg
acima: Parceiro e Olímpia
embaixo:Netúnia, Folião e Pata Lee
Sexo masculino
Espécie aracuã
Amigo(s) Pata Lee, Netunia, Parceiro e Olímpia
Primeira aparição The Three Caballeros

O Aracuã, também conhecido como Folião (em inglês, Aracuan Bird) além de ser um pássaro existente nas florestas da América do Sul, em especial no Brasil, foi um personagem fictício de desenho animado criado pela The Walt Disney Company. Nas histórias em quadrinhos é chamado de Folião.

História[editar | editar código-fonte]

O Aracuã, também chamado de palhaço-da-selva, apareceu pela primeira vez no filme "Você já foi à Bahia ?" (título em inglês: "The Three Caballeros"), de 1945. O personagem reaparece no desenho "Palhaço da Selva" (Clown of the Jungle) de 1947, e também tem uma participação no filme "Melody Time", no segmento "Blame it on the Samba", de 1948.[1]

Assim como o Panchito Pistoles e o Zé Carioca (Jose Carioca), o Aracuã é bastante conhecido por estas participações em filmes da Disney nos Estados Unidos. Depois disso, o Aracuã passou muitos anos no esquecimento, sem fazer nenhuma participação em desenhos animados. Mas na década de 1980, o pássaro foi ressuscitado pelos quadrinistas brasileiros: sob o nome de Folião, ele foi integrado a turma de adolescentes da Disney, Turma da Pata Lee. Apesar de manter muito da personalidade amalucada vista nos filmes da década de 1940, desta vez o pássaro era, digamos, um pouco mais comportado.

Aracuã apareceu em Mickey Mouse Works e House of Mouse, e é um membro regular do elenco de Legend of the Three Caballeros como "Ari, o zelador".

Nomes em outros idiomas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Jerry Beck (2005). The Animated Movie Guide. [S.l.]: Chicago Review Press. pp. 165 e 1966. 9781569762226 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]