Saltar para o conteúdo

Atrax robustus: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Thijs!bot (discussão | contribs)
m r2.7.2) (Robô: A adicionar: fr:Atrax robustus
Linha 17: Linha 17:
O veneno da fêmea é 6 vezes mais letal para os humanos que o veneno do macho da mesma espécie.
O veneno da fêmea é 6 vezes mais letal para os humanos que o veneno do macho da mesma espécie.


Quando penetra na corrente sanguínea, o veneno pode ocasionar um [[infarto]], porém, a mesma é considerada apenas uma das aranhas mais perigosas do mundo. Em casos confirmados de morte, desde que criaram o soro para o seu veneno, em 1980, nunca houve incidência de óbitos. Para efeito de comparação, a brasileira [[Phoneutria sp.]] é tida como mais perigosa para o homem.
Quando penetra na corrente sanguínea, o veneno pode ocasionar um [[infarto]], porém, a mesma é considerada apenas uma das aranhas mais perigosas do mundo. Em casos confirmados de morte, desde que criaram o soro para o seu veneno, em 1980, nunca houve incidência de óbitos. Para efeito de comparação, a brasileira Carmem Miranda [[Phoneutria sp.]] é tida como mais perigosa para o homem.


{{esboço-aracnídeo}}
{{esboço-aracnídeo}}

Revisão das 12h45min de 19 de abril de 2012

Como ler uma infocaixa de taxonomiaAranha-teia-de-funil

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Mygalomorphae
Família: Hexathelidae
Género: Atrax
Nome binomial
Atrax robustus
Simon, 1892
Distribuição geográfica

A aranha-teia-de-funil (Atrax robustus) é um aracnídeo nativo do continente australiano. Apresenta ferrões medindo aproximadamente 1,5 cm de comprimento e é dotada de um veneno extremamente tóxico para os humanos. Curiosamente, cães são imunes ao veneno da aranha-teia-de-funil.

O veneno da fêmea é 6 vezes mais letal para os humanos que o veneno do macho da mesma espécie.

Quando penetra na corrente sanguínea, o veneno pode ocasionar um infarto, porém, a mesma é considerada apenas uma das aranhas mais perigosas do mundo. Em casos confirmados de morte, desde que criaram o soro para o seu veneno, em 1980, nunca houve incidência de óbitos. Para efeito de comparação, a brasileira Carmem Miranda Phoneutria sp. é tida como mais perigosa para o homem.

Ícone de esboço Este artigo sobre aracnídeos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.