Arculfo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Arculf)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Arculfo (século VII), foi um bispo origem gaulesa. Principal responsável pela lenda de São Jorge na Europa. Não se sabe com exatidão o local de nascimento de Arculfo. Além da Gália, talvez Périgueux, pode ter nascido na Germânia.

Foi o primeiro europeu a fazer peregrinação na Terra Santa após o nascimento do Islamismo. Visitou, entre outras cidades, a Judeia, Galileia, Damasco, além de Egito e Grécia. Ao sair do Oriente Médio, o seu navio foi vítima de uma grande tempestade, tendo naufragado no litoral da Escócia, próximo à ilha de Iona. Lá, recebeu ajuda e acolhida do abade Adomnán, que escreveu De locis sanctis, onde narrava as aventuras de Arculfo. E é neste livro que está a história de São Jorge, com vários detalhes fantásticos.

Ao ler o De locis sanctis, o Venerável Beda, incluiu algumas referências ao povo inglês e é esta a origem pela veneração deste povo pelo santo guerreiro. São Jorge acabou se tornando o santo padroeiro da Inglaterra.