Arquitetura do Malawi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Arquitetura do Malawi é um conjunto de técnicas e tradições desenvolvidas pelos povos do Malawi. Com cerca de 16 milhões de habitantes, o Malawi faz fronteiras com Tanzânia , Moçambique e Zâmbia. É um país basicamente agrícola e possui o território de 118 484 km² , no qual habitam diversos povos (mais de 20 etnias) e que constituem a nação do país conhecido como o “coração quente da África”.[1]

Funções dos ambientes[editar | editar código-fonte]

As casas do Malawi são de grande maioria propriedades rurais. As casas possuem formas quadradas ou retangulares. Dentre os seus cômodos, cada um possui uma função, sendo estes:

Cozinha[editar | editar código-fonte]

As cozinhas são estruturas independentes na casa. Eles variam muito em tamanho, forma e compartimento, assim existindo três tipos principais: quadrado/ retangular, circular e com dois quartos retangulares. As cozinhas são construídas para permitir o acendimento de fogo, logo é necessário algum nível de proteção contra a chuva e o vento.

Celeiro[editar | editar código-fonte]

Celeiros são estruturas usadas para armazenar milho. Eles variam em tamanho e materiais usados ​​na construção. Os celeiros geralmente são redondos e erguidos do chão.

Galinheiro[editar | editar código-fonte]

Os galinheiros são estruturas para criação de galinhas e animais. Variam muito em tamanho e são erguidos do chão, geralmente em uma altura alta.

Banheiro[editar | editar código-fonte]

As latrinas (banheiros) são uma estrutura pequena e fechada localizada na extremidade de uma propriedade rural. São feitas de palha e possuem pequenos reservatórios para as necessidades.

Áreas subdivididas no Malawi[editar | editar código-fonte]

O país é dividido em três áreas: Norte, Centro e Sul do Malawi. E essa divisão acaba afetando também as formas de se trabalhar a arquitetura vernacular, pois são povos de culturas diferentes em um mesmo país.

Região Sul[editar | editar código-fonte]

A localidade de Fango, localizada nas proximidades da cidade de Nsanje, e que está situada na fronteira com Moçambique, recebe intensa influência do país vizinho.

As habitações são construídas com tijolo queimado e um de seus elementos principais é um alpendre parcialmente fechado, sendo as tiras da estrutura do telhado amarradas através das aberturas nas paredes.

Também são comuns a existência de pombais e fornos, no qual, os fornos são criados empilhando tijolos.

Região Central[editar | editar código-fonte]

A localidade de Mbambake, localizada nos arredores da cidade de Dedza, possui a maioria de suas casas construída com lama. Foram usados torrões de lama empilhados uns sobre os outros como suporte. O Topo do telhado é feito de e colmo, no qual é amarrado a uma vara para evitar fugas.

Região Norte[editar | editar código-fonte]

A localidade de Phimbi, localizada nos arredores da cidade de Nkhata Bay, é feita de tijolos queimados e possui uma varanda frontal profunda e bem definida. Não há varanda ao redor do prédio ou mesmo na parte de trás. A cozinha é retangular com paredes de tijolos queimados com grandes aberturas.

Técnicas Construtivas[editar | editar código-fonte]

Lama[editar | editar código-fonte]

Como a lama é um material disponível na maioria das áreas, consequentemente, é uma técnica de construção muito comum. Utilizada majoritamente como parede, os pedaços de lama são empilhados com cerca de 20cm de altura. A lama aplicada a uma moldura é uma técnica de construção comum. As diferenças ocorrem com a consistência da lama e a que a lama está aderida. No Malawi, as armações eram feitas de postes de madeira, bambu e juncos:

  • Lama na moldura de madeira :Galhos de madeira de todos os tamanhos são construídos com membros verticais e horizontais.
  • Lama em moldura de bambu: Talos inteiros de bambu são colocados no solo como suportes verticais. Os membros horizontais são cortados ao meio.
  • Lama em moldura de junco: As palhetas são usadas para suportes horizontais e verticais. Postes de madeira são usados ​​como suportes adicionais, especialmente nos cantos.

Tijolos queimados[editar | editar código-fonte]

Tijolos queimados são tijolos que são formados em moldes, colocados para secar por algum tempo e depois empilhados para formar um forno. Eles são então queimados para endurecer e, portanto, se tornam mais duráveis.

Tijolos secos ao sol[editar | editar código-fonte]

Os tijolos secos ao sol são formados ao empacotar a lama em uma forma. Eles são então colocados e deixados para secar ao sol.

Terra batida[editar | editar código-fonte]

A construção com taipa é a técnica de compressão da lama em uma moldura de madeira. Duas ou três camadas são concluídas, deixadas para secar e depois repetidas até que a altura desejada seja atingida.

Gesso[editar | editar código-fonte]

O reboco, às vezes chamado de "espalhamento", é a técnica de aplicação de lama nas paredes e pisos. O reboco é feito uma vez por ano. O gesso adiciona uma camada de proteção contra vento e chuva.

Bambu[editar | editar código-fonte]

O bambu é um material disponível e renovável. O bambu é usado principalmente para postes de telhado.

Postes de madeira[editar | editar código-fonte]

A madeira utilizada na construção é de todos os tipos e tamanhos. Postes de goma-arábica são os mais comuns usados. Os postes são usados ​​tanto no telhado como para apoio vertical.

Juncos[editar | editar código-fonte]

Utilizado principalmente como camada de cobertura, também é utilizado em portas, janelas, celeiros, paredes e outros tipos.

Elementos arquitetônicos[editar | editar código-fonte]

Portas[editar | editar código-fonte]

As portas permitem a entrada em uma casa, ventilação e segurança. As portas são feitas de madeira e junco.

Janelas[editar | editar código-fonte]

As janelas têm a função de ventilação, segurança, entrada da luz solar e visualização do exterior da residência. Existem diversos tipos de janela, desde janelas mais elaboradas com armação em madeira e vidro, quanto apenas aberturas nas aldeias.

Cercas[editar | editar código-fonte]

As cercas são construídas com junco ou palha. Galhos de madeira são frequentemente usados ​​como suportes verticais.

Varandas[editar | editar código-fonte]

Varandas são áreas vazadas próximas à porta da frente da casa. Nas aldeias do Malawi, as varandas são elevadas do solo para proteção contra a água no solo. A altura e a profundidade das varandas variam muito, de muito pequenas (7 cm) a quase um metro de altura.

Fornos[editar | editar código-fonte]

Os fornos são estruturas muito comuns nas residências. Eles são compostos de tijolos com a finalidade de queimar os tijolos.

Referências

  1. Escritores do site Malawi Architecture Arquitetura no Malawi - Malawi Architecture.