Arrondissement de Lens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arrondissement de Lens
Situation de l'arrondissement de Lens dans le département Pas-de-Calais.

Localização do arrondissement de Lens no departamento de Pas-de-Calais.

Administração
País Drapeau de la France França
Região Norte-Passo de Calais-Picardia
Departamento e 

coletividade territorial

Pas-de-Calais
Sede Lens
Código arrondissement 62 7
Demografia
População 358 694 hab. (2013)
Densidade 1 134 hab./km2
Geografia
Coordenadas Catégorie:Page géolocalisée par Wikidata

50° Nord, 3° Est[1] Catégorie:Page géolocalisée par Wikidata Catégorie:Article géolocalisé en France

Área 316,29 km2
Subdivisões
Cantões 9 (2015)
Comunas 43 (2015)
colspan="2" id="104" style="text-align:center
background-color
#left" |

Arrondissement de Lens é uma divisão administrativa francesa, localizada no departamento de Pas-de-Calais e a região Norte-Passo de Calais-Picardia.

Criado em 1962, na sequência de uma divisão com o arrondissement de Béthune, o arrondissement de Lens é o mais recente do Pas-de-Calais. Composto por 9 cantões, com 43 comunas, o arrondissement é o mais populoso do departamento apesar do tamanho pequeno.

Composição[editar | editar código-fonte]

Composição do arrondissement depois de 2015[editar | editar código-fonte]

Depois de 2015, o arrondissement de Lens tem 43 comunas agrupados em 9 cantões (Avion, Bully-les-Mines, Carvin, Harnes, Hénin-Beaumont 1, Hénin-Beaumont 2, Lens, Nœux-les-Mines et Wingles) :

Composição do arrondissement de 2007 a 2015[editar | editar código-fonte]

Com a única exceção de Hersin-Coupigny anexada à comunidade de aglomeração do Artois (ArtoisComm.), todas as comunas do arrondissement de Lens pertencem a uma ou outra das duas comunidades de aglomeração de Lens-Liévin (Communaupole) ou de Hénin-Carvin. Estas incluem também oito comunas do arrondissement d'Arras com o cantão de Vimy.

Entre 2007 e 2015, o arrondissement de Lens contou com 43 comunas agrupadas em 17 cantões (cantão de Avion - cantão de Bully-les-Mines - cantão de Carvin - cantão de Courrières - cantão de Harnes - cantão de Hénin-Beaumont - cantão de Leforest - cantão de Lens-Est - cantão de Lens-Nord-Est - cantão de Lens-Nord-Ouest - cantão de Liévin-Nord - cantão de Liévin-Sud - cantão de Montigny-en-Gohelle - cantão de Noyelles-sous-Lens - Canton de Rouvroy - cantão de Sains-en-Gohelle - cantão de Wingles) :

Arrondissement lens pdc 62.png

História[editar | editar código-fonte]

O arrondissement de Lens faz parte do Artois histórico. Foi criado em 1962 de uma parte do arrondissement de Béthune[1]. Seu primeiro subprefeito foi Jean Souvraz.

Seguindo a ordem do prefeito da região de 18 de Outubro de 2006, em 1 de janeiro de 2007, os cantões de Avion e de Rouvroy, anteriormente ligados ao arrondissement de Arras, são ligados a ele.

Referências

  1. http://cdad.internet-arras.fr/prefecture-et-sous-prefectures.htm  Parâmetro desconhecido |consulté le= ignorado (|acessodata=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |éditeur= ignorado (|editor=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |titre= ignorado (|titulo=) sugerido (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)

Ver também[editar | editar código-fonte]