Arthur Ernest Ewert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Arthur Ewert)
Arthur Ernest Ewert
Arthur Ernest Ewert
Em 1936.
Nome completo Arthur Ernest Ewert
Nascimento 30 de novembro de 1890
Heinrichswalde, Alemanha
Morte 3 de julho de 1959 (68 anos)
Berlim, Alemanha
Nacionalidade  Alemanha
Ocupação Militante político

Arthur Ernest Ewert (Heinrichswalde, 30 de novembro de 1890 - Berlim, 3 de julho de 1959), também conhecido como Harry Berger, foi um militante comunista internacional.

Nascido na Prússia Oriental, já parte integrante da Alemanha, Ernest Ewert entrou para o Partido Comunista Alemão em 1921, e devido a chegada de Adolf Hitler ao poder, em 1933, refugiou-se na União Soviética. foi ligado ao Comité Executivo da Internacional Comunista (CEIC), desempenhou funções no escritório da América Latina do Komintern, em Buenos Aires, donde, juntamente com sua esposa, Elisabeth Saborowsky Ewert, também conhecida como Sabo, se deslocou, no fim de 1934, para o Brasil, após decisão da Internacional Comunista. Seu passaporte indicava o nome falso Harry Berger, nascido em Nova Iorque em 1892, e sua esposa com o nome de Machla Lenczycki.[1]

No Brasil participou na Revolta Vermelha de 1935, e foi um dos fundadores da Aliança Nacional Libertadora (ANL), fundada três semanas após sua chegada, no dia 30 de março de 1935. Preso e barbaramente torturado, juntamente com Sabo, por Filinto Müller (chefe da polícia do Estado Novo), ficou louco. Em 1937 foi condenado a 13 anos de prisão. Durante sua prisão, foi defendido pelo senador pelo Pará, Abel Chermont, que devido a sua iniciativa em defender o alemão, foi preso também.[1] A partir de 1937, foi o advogado Heráclito Fontoura Sobral Pinto que passou a defendê-lo. Julgado no dia 7 de maio de 1937 pelo Tribunal de Segurança Nacional, Berger foi condenado a 16 anos de prisão.

Em 1947 foi autorizado a deixar o Brasil e voltou à Alemanha. Mentalmente devastado pelos maus-tratos sofridos na prisão, passou o resto de sua vida num hospital psiquiátrico.[2][3][4]

Notas

  1. a b «ARTHUR ERNST EWERT». FGV - CPDOC. Consultado em 15 de abril de 2019 
  2. Arthur Ewert no Dicionário Político do Marxists Internet Archive.
  3. Arthur Ewert na The Canadian Encyclopedia.
  4. A Frente Popular em oposição à História: o caso brasileiro. Poe Fábio José Cavalcanti de Queiroz e Nivânia Amâncio. Centro de Estudos Marxistas. VIII Colóquio Internacional Marx/Engels.