Associação Portuguesa de Linguística

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Associação Portuguesa de Linguística (APL) é uma associação de carácter científico que tem como objectivos estatutariamente definidos a promoção do desenvolvimento dos estudos linguísticos, a criação de espaços de debate académico para os seus associados, a elaboração de pareceres e a formulação de sugestões sobre questões de investigação linguística e de ensino em linguística.

Fundada em 1984 por um grupo que incluía alguns dos mais eminentes linguistas portugueses, a APL acolhe hoje cerca de 500 associados, nos quais se inclui parte significativa dos linguistas portugueses e também investigadores oriundos de outros países, nomeadamente dos países de expressão oficial portuguesa. A APL é atualmente presidida por Isabel Falé, professora na Universidade Aberta.

Desde a sua fundação, a APL tem-se caracterizado por uma actividade continuada no domínio da realização de encontros científicos e na publicação de obras de Linguística Geral e Portuguesa, e também em intervenções públicas autónomas ou no âmbito de organismos oficiais, algumas das quais não isentas de controvérsia como o patrocínio, divulgação e revisão da Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário.

Em 2005, a pedido do Instituto Camões a APL emitiu um parecer técnico contrário à aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, assinado pela então Presidente, a professora de linguística Inês Duarte.[1][2]

Referências

  1. Parecer da APL sobre as consequências da entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990. Parecer redigido e enviado pela Professora Doutora Inês Duarte, na qualidade de Presidente da Associação Portuguesa de Linguística, em Dezembro de 2005, por solicitação do Instituto Camões. A Direcção da Associação Portuguesa de Linguística em funções em 2008 manifestou a sua concordância com este parecer e, no exercício das suas competências, enviou-o à Assembleia da República, por ocasião da Audição Parlamentar de 7 de Abril de 2008.
  2. Mais do que um simples aeroporto, Vasco Graça Moura, Diário de Notícias, 14 de Maio de 2008

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.