Universidade Aberta (Portugal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Universidade Aberta)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Universidade Aberta
Palácio Ceia - Sede da Universidade Aberta em Lisboa
UAb
Lema Em qualquer lugar do Mundo
Fundação 1988
Tipo de instituição Ensino Superior Público
Localização Lisboa
Reitor(a) Paulo Maria Bastos da Silva Dias
Total de estudantes 13,170 (2010)
Página oficial www.uab.pt
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Universidade aberta (desambiguação).

A Universidade Aberta (UAb) é uma universidade portuguesa, parte da rede portuguesa de Ensino Superior Público.[1] Fundada em 1988 (Decreto Lei n.º 444/88), é a única instituição de ensino superior público a distância em Portugal. Pela sua vocação e natureza, a UAb utiliza nas suas atividades de ensino, as mais avançadas metodologias e tecnologias de ensino a distância orientadas para a educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas, e dando especial enfoque à expansão da língua e da cultura portuguesas no espaço da lusofonia (comunidades migrantes e países de língua oficial portuguesa).

Assim, a UAb disponibiliza, em qualquer lugar do mundo, formação superior (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida. Toda a oferta pedagógica está integrada no Processo de Bolonha e é lecionada em regime de elearning, desde 2008, ano em que a UAb se tornou numa instituição europeia de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online, através do reconhecimento do seu Modelo Pedagógico Virtual®.

Em 2010, o modelo de elearning desenvolvido e praticado pela UAb foi distinguido com o Prémio da EFQUEL – European Foundation for Quality in Elearning e com a certificação da UNIQUe – The Quality Label for the use of ICT in Higher Education (Universities and Institutes). No mesmo ano, a UAb foi também qualificada como a instituição de referência para o ensino em regime de elearning em Portugal por um painel internacional de especialistas independentes.

No âmbito do esquema europeu de Níveis de Excelência, a European Foundation for Quality Management (EFQM) distinguiu a UAb com o 1.º Nível de Excelência Committed to Excellence (C2E) em 2011. Em 2016, o comprometimento da UAb com a qualidade foi reconhecido pela EFQM que distinguiu a Universidade com 4 Estrelas no 2.º Nível de Excelência Recognized for Excellence (R4E). Em 2017, recebeu a certificação da Norma 27001 pela Associação Portuguesa de Certificação tendo sido reconhecida a segurança da sua plataforma de elearning.

Missão[editar | editar código-fonte]

A Universidade Aberta (UAb) assume como missão fundamental formar estudantes que, por várias razões, não puderam, no seu tempo próprio, encetar ou prosseguir estudos universitários.

Por outro lado, a UAb procura corresponder às expectativas de quantos, tendo eventualmente obtido formação superior, desejam reconvertê-la ou atualizá-la; o que significa que, por vocação, tentamos ir ao encontro das expectativas de um público adulto, com experiência de vida e normalmente já empenhado no exercício de uma profissão.

A UAb tem ainda por missão a criação, transmissão e difusão da cultura, dos saberes, das artes, da ciência e da tecnologia, ao serviço da sociedade, através da articulação do estudo, do ensino, da aprendizagem, da investigação e da prestação de serviços.

Reitores[editar | editar código-fonte]

Oferta Pedagógica[editar | editar código-fonte]

Investigação[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Universia (ed.). «Página principal». Consultado em 17 de março de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]