Atenuação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Óculos de sol atenuam a luz visível, e alguns também atenuam ultravioleta

Atenuação é a perda gradual de intensidade de qualquer tipo de fluxo através de um meio. Por exemplo, a luz solar é atenuada por óculos de sol, e raios-X são atenuados por chumbo[1] .

Quando a radiação passa pela matéria ocorre o que chamamos de atenuação[2] . Se considerarmos a contagem de fótons de raio-x passando por uma placa de metal quando não há atenuação e a contagem com atenuação podemos calcular a transmissão através de



e este valor, por sua vez, se relaciona com a espessura da placa através de


onde é um fator de proporção conhecido como "coeficiente de atenuação linear"[3] .

Ondas[editar | editar código-fonte]

Inverso do quadrado da distância

As ondas em campo aberto, ou seja, na ausência de obstáculos, sofrem uma atenuação geométrica , pelo fato que o poder da onda é espalhado de uma maneira que a micro-onda se reparte em uma área quadruplada cada vez que a distancia da fonte dobra ; elas seguem a lei do inverso do quadrado da distância .
A atenuação inclui além disso os efeitos da absorção, a distribuição da energia irradiada pelo meio, e em geral todos os efeitos que contribuem para perdas. Falamos de atenuação principalmente no que diz respeito as ondas acústicas, incluindo ondas de ultrassom e infrassônicas e eletromagnéticas (ondas de rádio).[4]

Referências

  1. «Light attenuation and exponential laws». Consultado em 21-10-2009. 
  2. Eisberg; Resnick, Robert; Robert. Física Quântica, Átomos, Moléculas, Sólidos, Núcleos e Partículas 13 Ed. ed. Editora Campus [S.l.] ISBN ISBN: 85-7001-309-4 Verifique |isbn= (Ajuda). 
  3. «Atomic and nuclear physics» (PDF). 
  4. Electropedia 881-03-28 «Atenuação geométrica ».
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.