Auguste Serraillier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Auguste Serrailler, (Draguignan (Var) em 1840 - morreu no exílio em uma data desconhecida (depois de 1872, provavelmente na Inglaterra), foi um ativista da Associação Internacional dos Trabalhadores e personalidade importante da Comuna de Paris.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Auguste mudou-se para Londres onde trabalhou como sapateiro. Em outubro de 1869 juntou-se ao conselho de administração da Associação Internacional dos Trabalhadores, tornando-se o secretário correspondente a Bélgica, Espanha e Holanda.

Com o fim do regime monárquico bonapartista e a proclamação da República em 04 de setembro de 1870, ele foi enviado para Paris para fazer um relatório sobre a situação em França.[1] Na eleição de 16 de abril de 1871, ele foi eleito para a câmara municipal pelo Segundo Distrito, participando da Comissão do Trabalho e Trocas do governo revolucionário.

Após a queda da Comuna de Paris, ele conseguiu escapar para Londres, sendo condenado à morte à revelia pelo Conselho de Guerra. Ele participou da Conferência de Londres de 1871, da Conferência de Haia de 1872 e 1873-1874, sendo membro do Conselho Federal Britânico.

Referências e notas

  • Bernard Noël, Dictionnaire de la Commune, Flammarion, Collection Champs, 1978
  • Dictionnaire biographique du mouvement ouvrier français