Azúcar Moreno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Azucar Moreno)

Azúcar Moreno é um dueto musical espanhol formado pelas irmãs ciganas Encarna (10 de janeiro de 1961) e Antonia Salazar (14 de março de 1963), mais conhecida como Toñi, ambas nascidas em Badajoz, e descendentes de uma família de músicos.

Em 1984, gravaram o primeiro disco, "Con la miel en los labios", e em 1986, o segundo, "Estimúlame".

Em novembro de 2007 anunciam a retirada temporária da música, enquanto Encarna Salazar se submete a tratamento de quimioterapia, devido a um câncer[1]. Em setembro de 2008, anunciou-se que Encarna realizou uma recuperação completa, e recebeu uma nota de saúde plena, mas também que não havia planos imediatos para as duas irmãs continuarem suas carreiras musicais como uma dupla, devido a diferenças pessoais[2].

Em outubro de 2013, a dupla reuniu-se no programa de TV Tu Cara Me Suena. No show, seus irmãos, Los Chunguitos, estavam participando dessa temporada (Antonia, de Azucar Moreno, havia participado da primeira temporada do show, em 2011) e Antonia e Encarna foram convidadas como juízas, para ver Los Chunguitos cantando "Bandido". Antonia apareceu primeiro, e então Encarna apareceu como uma surpresa, dentro de uma enorme caixa. Ambas as irmãs tiveram uma reunião encantadora, onde se abraçaram e anunciaram o retorno de Azucar Moreno para 2014, e que ambas corrigiram suas diferenças[3].

No início de 2014, eles anunciaram uma turnê pela Espanha para 2014, juntamente com um novo álbum para o mesmo ano[4][5].

Discografia e Eventos[editar | editar código-fonte]

  • 1984 — Con la miel en los labios (álbum)
  • 1986 — Estimúlame (álbum)
  • 1988 — Carne de melocotón
  • 1990 — representaram a Espanha no Festival de Eurovisión em Zagreb (antiga Iugoslávia), ocupando a 5ª posição com a canção "Bandido catapultó"

Canções de maior sucesso[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma cantora é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.