Yaakov ben Asher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Baal Ha-Turim)

Rabino Yaakov ben Asher (em português Jacó filho de Asher) nasceu em Colônia, Alemanha aproximadamente em 1269 e morreu em Toledo, Espanha, em aprox. 1343.[1][2]

Ele foi uma autoridade rabínica medieval influente. Geralmente chamado de Baal haTurim ("Mestre dos Turim (Fileiras)"), após seu principal trabalho em halachá (lei judaica), o Arba'ah Turim, "Quatro Fileiras". O trabalho foi dividido em 4 seções, cada um chamado um "tur", aludindo às fileiras de jóias do placa peitoral do Sumo Sacerdote. Ele foi o terceiro filho do rabino Asher ben Yechiel (conhecido como o "Rosh"), um rabino nascido alemão que se mudou para a Espanha. Além de seu pai, que foi seu principal professor, Yaakov cita constantemente no Turim seu irmão mais velho, Yechiel; uma vez seu irmão Yehuda,[3] e uma vez seu tio R. Chaim.[4] De acordo com muitos, Yaakov mudou-se com seu pai para a Espanha, mas não nasceu lá.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Traduzido da biografia em hebraico no CD-ROM da Univ. Bar Ilan
  2. Goldin, Hyman E. Kitzur Shulchan Aruch - Código da Lei Judaica, Adiantado da Nova Edição. (Nova York: Hebrew Publishing Company, 1961)
  3. Tur Orach Chaim, § 417
  4. ib. § 49
Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.