Baliza de banda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Baliza, veja Baliza (desambiguação).
Prática de Baliza.

A baliza ( versão feminina) ou balizador (versão masculina) é representado pela utilização do bastão, manobrando com garbo, marcha, dança e beleza. A origem do nome Baliza vem de MANOBRA, com isso, sem o bastão não pode ser reconhece como uma Baliza ou Balizador. O papel de um manobrista é de atrair a atenção do público para sua banda, mostramdo a todos orgulho, simpatia e avisando aos presentes que sua Banda chegou para brilhar.

A baliza de banda ou fanfarra marcial é um componente que pode demonstrar mediante ginástica artística, rítmica, dança, teatro, arte circenses, no compasso da música tocada pela sua corporação.

Geralmente a baliza de banda é uma mulher que se situa a frente da fanfarra efetuando coreografias. Todavia, pode haver também grupos de balizas ou balizadores masculinos se apresentando, nestes casos alguns estados já se utilizam e regulamentos próprios para julgamento.

No Brasil, é comum a utilização de grupos femininos em Bandas fanfarras. No nordeste é comum a dança coreografada.

A Baliza poderá em alguns festivais ser julgada separadamente de sua corporação musical fanfarra, e poderá ter como pré-requisitos a utilização destes instrumentos que servirá também para ampliar a beleza de sua apresentação. Existem no Brasil vários quesitos para julgamento da baliza, cad estado possui um específico, baseado ou não no regulamento da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF).