Bandeira de Imperatriz (Maranhão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bandeira do município
de Imperatriz
Bandeira do municípiode Imperatriz
Aplicação
FIAV 110110.svgFIAV normal.svg
Proporção 1,60:1,12
Adoção 1972
Cores
  Amarelo
  Branco
  Verde
  Azul
  Vermelho
Tipo municipais

Bandeira oficial do município de Imperatriz. Foi oficializada em 1972.

Simbologia e elementos[editar | editar código-fonte]

A Bandeira de Imperatriz mede 1,60 m de largura por 1,12 m de altura, o que corresponde a 1.792 centímetros quadrados. Essa área é ocupada por três faixas de cores diferentes, pintadas no sentido longitudinal (horizontal). A faixa mais acima (superior) é de cor amarela e simboliza as riquezas do município (na época, principalmente o arroz, cuja casca, por sinal, é de cor amarelada). A faixa do meio (central) é de cor branca e quer lembrar paz, harmonia e concórdia. A faixa de baixo (inferior) tem a cor verde e representa as matas imperatrizenses, à época mais abundantes.

Outras duas cores estão presentes na bandeira: o azul de um triângulo localizado no meio da faixa central e o vermelho, das cinco pedras preciosas incrustadas em uma coroa amarela que está dentro do triângulo. O triângulo azul significa os três conjuntos das “forças vivas” do município: agricultura e pecuária, comércio e indústria; e educação e cultura. Por sua vez, a coroa simboliza o caráter nobre e de majestade da realeza imperial, aspectos evocados pelo nome “Imperatriz”, que veio do título de dona Teresa Cristina, esposa do imperador dom Pedro 2º.

Criação[editar | editar código-fonte]

Quem criou e desenhou a Bandeira de Imperatriz foi o pintor Etevaldo Moreno de Araújo. Ele nasceu em 9 de abril de 1940, na localidade de Jacaré, no município maranhense de Barra do Corda. Com dois anos de idade, em 1942, veio para Imperatriz com a família, que procurava “lugares mais desenvolvidos”. O gosto pelo cinema levou-o a querer pintar e desenhar os atores. A partir daí, iniciou sua profissão de pintor e desenhista aos 18 anos, em 1958, deixando para trás os ofícios de agricultor e sapateiro. Aos 32 anos, em 1972, participou do concurso para a criação da bandeira de Imperatriz. Segundo ele, concorriam 61 outros candidatos.


Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.