Bank Mendes Gans

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bank Mendes Gans
Privada (subsidiária do ING Group)
Atividade Serviços financeiros, Administração de caixa
Fundação 1883
Fundador(es) Julius Gans
Isaak Mendes
Sede Amsterdã,  Países Baixos
Pessoas-chave Paul Koopmans (CEO), Jan-Pieter Pak (COO)
Empregados Aumento 157 (2011)
Empresa-mãe ING Group
Ativos Aumento €7,618,938,000 (2011)
Receita Aumento 76,764,000 (2011)[1]
Renda líquida Aumento €35,235,000 (2011)
Antecessora(s) Gans & Co, Mendes Gans & Co.
Website oficial www.mendesgans.com

O Bank Mendes Gans (BMG) é um banco holandês especializado em serviços internacionais de gerenciamento de caixa. Fundada em 1883 e localizada no centro de Amsterdã, na Holanda, a BMG é uma subsidiária operada de forma independente do ING Group (como parte do Wholesale Banking[2]).

Atividade[editar | editar código-fonte]

O Bank Mendes Gans é um nicho de renome mundial na área de liquidez e gerenciamento de informações para grandes multinacionais. A empresa é um dos mais importantes especialistas em gerenciamento de caixa do mundo. A atividade principal do BMG é administração de caixa.[3]

O Bank Mendes Gans possui cerca de 250 clientes, metade deles nos EUA.[4] O McDonald's é um cliente do banco,[5] e também da China International Marine Containers.[6]

História[editar | editar código-fonte]

Na época em que Julius Gans, nascido em Amsterdã, fundou sua corretora Gans & Co. em 1883, ele negociava principalmente ações, rascunhos e cupons estrangeiros. Seis anos depois, em 23 de maio de 1889, Isaak Mendes (de origem judaica portuguesa) ingressou na empresa como sócio. Consequentemente, o nome da corretora mudou para Mendes Gans & Co.

Em 1911, a Mendes Gans & Co. mudou para um banco licenciado (sob supervisão e licenciado pelo Banco Central Holandês "De Nederlandsche Bank"). Naqueles dias, a empresa estava envolvida principalmente no gerenciamento do portfólio de investimentos de indivíduos holandeses ricos.

Após a Primeira Guerra Mundial, o banco mudou-se para o Herengracht 619, uma residência imponente construída em 1667 por ordem de Jan Six (1618), ex-prefeito de Amsterdã. O edifício foi projetado pelo arquiteto Adriaan Dortsman. O banco ainda está localizado nessas instalações.

Com orientação da empresa e acionista norte-americana Dow Chemical, Mendes Gans focou na gestão de caixa nos anos sessenta.[6] Isso, conseqüentemente, após a alienação do negócio de corretagem (para o ING), levou a uma maior especialização como banco de gerenciamento de caixa.

Como resultado da ocupação nazista da Holanda, Isaak Mendes fugiu durante os agitados 'dias de maio' de 1940 para o sul da França, onde morreu na pobreza aos 70 anos antes do fim da guerra. O sócio e cofundador Julius Gans morreu em 1928 aos 65 anos.

Acionista ING Bank N.V.[editar | editar código-fonte]

O ING Bank N.V. adquiriu gradualmente 99% das ações da BMG dos principais acionistas Philips Finance Company, Fabricantes Hanover Trust (atualmente JP Morgan Chase) e Dow Chemical. No início de 2000, foi tomada a decisão de retirar a lista do Bank Mendes Gans N.V. da Bolsa de Valores de Amsterdã (AEX-Effectenbeurs/Euronext Amsterdam) em 1º de fevereiro de 2000. Ao encerrar a cotação, a Bolsa de Amsterdã não apenas perdeu um de seus fundos mais caros (as ações foram avaliadas em mais de 20.000 florins holandeses - mais de 9.000 euros), mas também uma das mais antigas.

Com seu próprio Conselho de Administração, Conselho Fiscal, licença bancária e relatório anual, o BMG é uma unidade de negócios com operação independente do ING Commercial Banking.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]