Manuel Duarte Vieira Ferro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Barão de Jequiá)
Jequiá
Brasão do barão de Jequiá. Esquartelado: I e IV - Ferreira: de vermelho, com quatro faixas de ouro; II e III - Ferro (da Galiza): cortado: 1 - de ouro com um leão rompante de vermelho; 2 - de azul, com uma vieira de prata.

Manuel Duarte Vieira Ferro, primeiro e único barão de Jequiá (c. 1800Alagoas, maio de 1870) foi um fazendeiro brasileiro.

Foi filho de Ana Maria José Lins e Vasconcelos e de Manuel Vieira Dantas, sendo assim meio-irmão de João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu, o visconde de Sinimbu, de Epaminondas da Rocha Vieira, o barão de São Miguel dos Campos e de Ana Luísa Vieira de Sinimbu, a baronesa consorte de Atalaia [1]. Casou-se com Maria Carolina Duarte, da união nasceram.

  • Manoel Duarte Vieira Ferreira Ferro, casado com Júlia da Rocha Barros.
  • Anna Vieira Ferreira Ferro.
  • João Duarte Vieira Ferreira Ferro [2].

Foi Deputado Provincial, suplente na legislatura de 1838-39 e titular em 1842-43 e 1844-45. Faleceu em Alagoas, em maio de 1870.

Sua louça era de porcelana francesa, com borda verde e friso de ouro, guarnecida com flores pintadas a mão e encimando o prato, dentro de uma reserva em branco, a inscrição B. de Jequiá, coroada em dourado. A marca do fabricante da louça está no verso: Ch. Pilliyuyt (1867).

Títulos nobiliárquicos e honrarias[editar | editar código-fonte]

Era oficial da Imperial Ordem da Rosa e grande do Império.

Barão de Jequiá

Título conferido por decreto imperial em 14 de março de 1860. Faz referência à Lagoa de Jequiá; a palavra vem do tupi e significa covo de peixes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Barão de Jequiá – Manuel Duarte Ferreira Ferro». 14 de maio de 2015. Consultado em 3 de setembro de 2016 
  2. «João Duarte Vieira Ferreira Ferro Nasc. fal.». www.costabarros.com. Consultado em 3 de setembro de 2016