BarCamp

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2010). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bloggers reunidos num BarCamp.

BarCamp é uma rede internacional formada em torno de um modelo de conferência, geralmente referenciado com desconferência. Envolve principalmente bloggers e empresas de desenvolvimento de software e tecnologias.

História[editar | editar código-fonte]

A idéia surgiu entre pessoas com um interesse em comum: colaboração. É o que direciona as atividades dos eventos, onde cada participante exerce literalmente a sua função de fazer parte dos resultados. Esse modelo tem sido usado ao redor do mundo para reunir pessoas em Amsterdam, New York, Vancouver, Bruxelas, Paris, São Francisco, Coimbra, Lisboa, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, entre muitos outros.

Metodologia[editar | editar código-fonte]

Cada participante é encorajado a fazer uma apresentação, demonstrar o projeto em que está trabalhando, ou fazer parte ativamente das discussões que ocorrem nos cantos do evento. Não há lista de palestrantes, nem programação fechada; existem idéias e vontade de colaborar. Trata-se de estar envolvido diretamente em uma estrutura de conversação horizontal e emergente.

Estrutura e processo participativo[editar | editar código-fonte]

Diferentemente dos formatos tradicionais de conferência, o BarCamps e o FooCamps têm um caráter auto-organizado, confiando na paixão e na responsabilidade dos participantes. Os participantes agendam sessões escrevendo em um quadro branco ou colocando um post-it em uma grade de sessões.[1] Aqueles que dão sessões são desencorajados a usar as sessões para promoção.[2]

Referências

  1. «Tuning in at the Unconference». The Irish Times. 27 April 2007. Arquivado do original em 24 September 2015  Verifique data em: |arquivodata=, |data= (ajuda)
  2. Wes Smith (11 September 2007). «A gathering of the geeks». Orlando Sentinel. Arquivado do original em 24 September 2015  Verifique data em: |arquivodata=, |data= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.