Saltar para o conteúdo

Batalha de Philippi (Virgínia Ocidental)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Batalha de Filipos fez parte da Campanha da Virgínia Ocidental da Guerra Civil Americana e foi travada em e ao redor de Filipos , Virgínia (atual Virgínia Ocidental ), em 3 de junho de 1861. Uma vitória do Exército da União , foi a primeira ação terrestre organizada de a guerra, embora geralmente vista como uma escaramuça e não como uma batalha.[1]

A imprensa do Norte, no entanto, celebrou-o como um triunfo épico e isto encorajou o Congresso a apelar à investida em Richmond que terminou com a derrota da União na Primeira Corrida de Touros em Julho. Trouxe fama da noite para o dia para o major-general George B. McClellan e foi notável pelas primeiras amputações no campo de batalha. Como a primeira de uma série de vitórias que expulsaram as forças confederadas do noroeste da Virgínia, fortaleceu o governo da União no exílio que em breve criaria o novo estado da Virgínia Ocidental.

Como os confederados, em grande parte destreinados, fugiram do campo de batalha sem quase nenhuma resistência, a União, brincando, referiu-se ao combate como Corridas de Filipos .

Batalha de Filipos
Parte da Guerra Civil Americana
Ousada cavalgada do coronel Frederick W. Lander, 3 de junho de 1861
Ousada cavalgada do coronel Frederick W. Lander, 3 de junho de 1861
Ilustração da ousada cavalgada do coronel Frederick W. Lander, 3 de junho de 1861
Data 3 de junho de 1861 ; 163 anos atrás
Localização Condado de Barbour, Virgínia, na atual Virgínia Ocidental

39.15316°N 80.04278°W

Resultado Vitória da União
Beligerantes
Estados Unidos ( União ) Estados Confederados (Confederação)
Comandantes e líderes
Thomas A. Morris Isaac Duval George A. Porterfield
Unidades envolvidas
1ª Infantaria da Virgínia Ocidental

2ª Infantaria da Virgínia Ocidental (reserva) 6ª Infantaria de Indiana 7ª Infantaria de Indiana 9ª Infantaria de Indiana 14ª Infantaria de Ohio 16ª Infantaria de Ohio

9º Batalhão de Infantaria da Virgínia

25ª Infantaria da Virgínia 31ª Infantaria da Virgínia 11ª Cavalaria da Virgínia 14ª Cavalaria da Virgínia

Força
3.000 800
Vítimas e perdas
4 mortos ou feridos 26 mortos ou feridos

Plano de fundo[editar | editar código-fonte]

Após o início das hostilidades em Fort Sumter em abril de 1861, o major-general George B. McClellan retornou ao Exército e em 13 de maio assumiu o comando do Departamento de Ohio , com sede em Cincinnati, Ohio .  McClellan planejou uma ofensiva no que hoje é o estado da Virgínia Ocidental (na época, os condados do noroeste da Comunidade da Virgínia), que ele esperava que levasse a uma campanha contra a capital confederada de Richmond, Virgínia . Os seus objectivos imediatos eram ocupar o território para proteger a população em grande parte pró- União nos condados ao longo do rio Ohio e manter aberta a linha ferroviária de Baltimore e Ohio , uma linha de abastecimento crítica para a União.

Em 26 de maio, McClellan, em resposta ao incêndio de pontes na ferrovia Baltimore e Ohio perto de Farmington, Virgínia Ocidental , ordenou ao coronel Benjamin Franklin Kelley da 1ª Infantaria da Virgínia Ocidental (da União)  com seu regimento e Companhia A de a 2ª Infantaria da Virgínia Ocidental , para avançar de Wheeling até a área e salvaguardar a importante ponte sobre o rio Monongahela em Fairmont , a uma distância de cerca de 70 milhas (110 km) a sudeste de Wheeling. Os homens de Kelley foram apoiados pela 16ª Infantaria de Ohio sob o comando do coronel James Irvine. Depois de garantir Fairmont, o 1º West Virginia avançou novamente e tomou o importante entroncamento ferroviário de Grafton , cerca de 15 milhas (24 km) a sudeste de Fairmont, em 30 de maio.

Enquanto isso, o 14º Regimento de Infantaria de Ohio, sob o comando do coronel James B. Steedman , recebeu ordens de ocupar Parkersburg e depois seguir para Grafton, cerca de 90 milhas (140 km) a leste. Em 28 de maio, McClellan ordenou um total de cerca de 3.000 soldados para a Virgínia Ocidental e os colocou sob o comando geral do Brig. General Thomas A. Morris , comandante dos Voluntários de Indiana .

Em 4 de maio, o coronel confederado George A. Porterfield foi designado para o comando das forças estaduais no noroeste da Virgínia e recebeu ordens de Grafton para assumir o comando dos alistamentos na área. À medida que as colunas da União avançavam, os 800 recrutas mal armados de Porterfield recuaram para Filipos, cerca de 17 milhas (27 km) ao sul de Grafton. Philippi era a sede do condado de Barbour , que votou a favor do decreto de secessão da Virgínia. Uma bandeira de secessão de palmeira estava hasteada acima do tribunal desde janeiro de 1861.  Em Philippi, uma ponte coberta atravessava o rio Tygart Valley e era um segmento importante da vital Beverly – Fairmont Turnpike.

Embora Porterfield tivesse o comando da força regimental, ele era composto por companhias independentes que ainda não haviam sido formalmente organizadas em regimentos. A maioria eram recrutas locais de Taylor , Pocahontas , Upshur , Hardy , Pendleton , Harrison , Barbour , Marion e dos condados do Vale de Augusta , Bath , Rockbridge e Highland . As companhias eram Letcher Guards, Pocahontas Rescues, Upshur Grays, Franklin Guards, Hardy Blues, Marion Guards, Harrison Rifles, Highland County Highlanders, Barbour Grays, Potomac Guards, Bath Greys, Second Rockbridge Dragoons, Churchville Cavalry e Barbour Lighthorse Cavalry. Essas companhias foram eventualmente organizadas na 25ª Infantaria da Virgínia , na 31ª Infantaria da Virgínia , na 11ª Cavalaria da Virgínia e na 14ª Cavalaria da Virgínia , com a Cavalaria Barbour Lighthorse se dissolvendo após a batalha. [2]

Batalha[editar | editar código-fonte]

O coronel Kelley planejou um ataque em duas frentes contra a força confederada em Filipos, aprovado pelo general Morris em sua chegada a Grafton em 1º de junho. O avanço principal seria de 1.600 homens liderados pelo próprio Kelley e incluiria seis empresas próprias regimento, nove do 9º Regimento de Infantaria de Indiana sob o comando do coronel Robert H. Milroy e seis da 16ª Infantaria de Ohio. Para enganar o inimigo fazendo-o pensar que o objetivo era Harpers Ferry , eles partiram de trem para o leste. Eles desembarcaram na pequena vila de Thornton e marcharam para o sul por uma estrada secundária no mesmo lado do rio que Filipos, com a intenção de chegar aos fundos da cidade.

Enquanto isso, o 7º Indiana sob o comando do coronel Ebenezer Dumont foi enviado para Webster , cerca de 3,5 milhas (5,6 km) a sudoeste de Grafton. Eles se uniriam ao 6º Indiana sob o comando do coronel Thomas T. Crittenden e ao 14º Ohio sob o comando do coronel Steedman. A coluna, com um total de 1.400 homens sob o comando do coronel Dumont (com a ajuda do coronel Frederick W. Lander , ajudante de campo voluntário do general McClellan), marcharia diretamente para o sul de Webster na Turnpike. Desta forma, a força da União executaria um duplo envolvimento dos confederados em menor número.

Em 2 de junho, as colunas da União partiram para convergir para Filipos. Depois de uma marcha noturna em tempo chuvoso, ambos chegaram a Filipos antes do amanhecer da manhã seguinte. Morris planejou um ataque antes do amanhecer a ser sinalizado por um tiro de pistola. Os voluntários confederados verdes não conseguiram estabelecer piquetes para segurança do perímetro, optando, em vez disso, por escapar da chuva fria e permanecer dentro de suas tendas. Uma simpatizante dos confederados, a Sra. Thomas Humphreys, viu as tropas da União se aproximando e enviou seu filho a cavalo para alertar os confederados. Enquanto a Sra. Humphreys observava, ela viu piquetes da União capturarem seu filho e disparar sua pistola contra eles. Ela errou, mas seus tiros iniciaram o ataque prematuramente.

Os atacantes da União começaram a disparar a sua artilharia, o que despertou os confederados do seu sono. Os que estavam armados dispararam alguns tiros contra os casacos azuis que avançavam, depois os sulistas cederam e começaram a correr para o sul, alguns ainda com roupas de cama. Isso fez com que os jornalistas do Sindicato se referissem à batalha como as "Corridas de Filipos". Os soldados de Dumont entraram na cidade pela ponte (a descida do coronel Lander pela encosta íngreme através de vegetação rasteira foi considerada uma façanha de equitação que Leslie's Weekly fez um relato ilustrado disso logo depois  ), mas a coluna de Kelley chegou do norte na estrada errada e não conseguiram bloquear a retirada confederada. O próprio Kelley foi baleado enquanto perseguia alguns dos confederados em retirada, mas o coronel Lander perseguiu e capturou o homem que atirou em Kelley. Os confederados recuaram para Huttonsville , cerca de 45 milhas (72 km) ao sul.

Consequências[editar | editar código-fonte]

Filipos foi a primeira ação terrestre organizada na guerra  (a improvisada Batalha de Fairfax Court House , dois dias antes, não poderia ser contada como tal), e a vitória da União nesta batalha relativamente sem derramamento de sangue impulsionou McClellan para os holofotes nacionais. A imprensa do Norte, ávida por histórias de batalha, apresentou-a como um triunfo épico, encorajando os políticos a exigirem o grande avanço sobre Richmond, que se tornou Bull Run .

A população civil de Filipos foi a primeira no oeste da Virgínia a sentir a devastação da guerra. A cidade tinha um sentimento principalmente secessionista, e muitos fugiram para o sul com tantos objetos de valor quanto puderam carregar, com medo do avanço federal. Em julho, um mês após a batalha, foi noticiado que “com exceção de nossa tropa [Philippi] está quase deserta, apenas três famílias já retornaram, entre elas está o Sr. Wilson e família, uma das famílias mais influentes no condado de Barbour."

Um correspondente do Cincinnati Times escreveu: "A aldeia suporta, mais do que qualquer outra que já vi, o efeito ruinoso da guerra. Muitas das casas foram saqueadas e danificadas maliciosamente. Nem a metade delas está agora ocupada, os habitantes fugiram . Era uma cidade de secessão radical, e as mulheres ainda se inclinam fortemente para esse lado."  Um livro de registros de violações de soldados foi encontrado alguns meses após a batalha contendo as seguintes entradas: "Edward F. Grant apresenta uma queixa contra o 9º Regimento de Ohio do Coronel McCook por invadir as casas de Haynes e Hovatter, 25 de junho de 1 pm" "Dois soldados rasos na guarita por roubar copos e vegetais." "Quatro homens na guarita por roubo. Dispensados." “Noventa e seis homens em guarita por arrombamento de residências e casas.”  Muitos dos homens de Filipos partiram antes ou logo depois da batalha, alguns só retornando depois da guerra e deixando as mulheres para cuidar de suas famílias e propriedades.

Houve duas baixas confederadas significativas. Ambos foram tratados com amputações no campo de batalha , que se acredita serem as primeiras operações desse tipo na guerra. Um deles era um cadete do Instituto Militar da Virgínia , Fauntleroy Daingerfield. O outro confederado foi James E. Hanger , um estudante universitário de 18 anos. Depois de se recuperar e ser liberado, Hanger voltou para casa na Virgínia. Ele fez uma perna artificial com aduelas de barril com uma dobradiça no joelho. Seu projeto funcionou tão bem que o Legislativo do Estado da Virgínia o encarregou de fabricar o “Hanger Limb” para outros soldados feridos. Após a guerra, Hanger patenteou seu dispositivo protético e fundou o que hoje é o Hanger Orthopaedic Group , Inc.  Em 2007, o Hanger Orthopaedic Group é o líder de mercado dos Estados Unidos na fabricação de membros artificiais.

Após a batalha, o coronel Porterfield foi substituído no comando das forças confederadas no oeste da Virgínia pelo Brig. General Robert S. Garnett .

O contista e satírico Ambrose Bierce (1842– ca. 1914) foi um recruta da União na Batalha de Filipos. Vinte anos depois, ele escreveu, num fragmento autobiográfico que chamou On a Mountain :

Demos a nós mesmos, a esta aristocracia do serviço, ares militares sem fim; alguns de nós chegam ao extremo de manter as jaquetas abotoadas e os cabelos penteados. Nós também estivemos em ação; havia atirado em uma perna confederada em Filipos, "a primeira batalha da guerra", e perdido até uma dúzia de homens em Laurel Hill e Carrick's Ford , para onde o inimigo havia fugido na tentativa, só Deus sabe por quê, de escapar. nós.

As aspas indicam a ironia com que Bierce e seus colegas veteranos, que passariam por lutas muito mais angustiantes, devem ter encarado a designação de "primeira batalha".

Veja também[editar | editar código-fonte]

  • Ponte Coberta de Filipos , usada por ambos os lados durante a batalha.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. ^ Jornal ilustrado de Frank Leslie, vol. 12, não. 293 (29 de junho de 1861), p. 106.
  2. ^ a bIr para:
  3. ^ Registros oficiais, cap. IX, pág. 2.
  4. ^ McClellan confidenciou privadamente a Scott em 4 de junho [1861] que "comparativamente poucas das tropas da Virgínia levantadas até agora", como as que estavam sob o comando de Kelley, eram realmente virginianas, mas "principalmente de Penna e Ohio". Ethan S. Rafuse, A Guerra de McClellan: O Fracasso da Moderação na Luta pela União , p. 104
  5. ^ Uma história do condado de Barbour
  6. ^ Forças Confederadas na Campanha Rich Mountain de 1861
  7. ^ Wallace, Lew A., Jr., Um Guia para Organizações Militares da Virgínia 1861–1865 , Comissão da Guerra Civil da Virgínia, Richmond, 1964
  8. ^ Dayton, Ruth Madeiras. “O Começo – Filipos, 1861”.
  9. ^ Eicher, noite mais longa , p. 75, escreveu "Embora esta pequena escaramuça tenha sido glorificada na imprensa... ela teve pouco significado." A descrição da batalha do Serviço de Parques Nacionais arquivada em 14/04/2014 na Wayback Machine conclui: "Embora seja um caso pequeno, esta foi considerada a primeira grande ação terrestre no Teatro Oriental." O outro candidato à primeira batalha no Oriente é o Big Bethel , em 10 de junho.
  10. ^ Daily Intelligencer, 9 de julho de 1861
  11. ^ Daily Intelligencer , 14 de outubro de 1861
  12. ^ Maxwell, Hu, A História do Condado de Barbour, West Virginia , Acme Publishing Co., 1899, p. 301
  13. ^ Dayton, Ruth Woods, The Beginning – Philippi, 1861 , West Virginia History, Volume 13, Número 4 (julho de 1952), pp.
  14. ^
  15. ^

Referências[editar | editar código-fonte]

  • CARNES, Eva Margaret. The Tygarts Valley Line, junho-julho de 1861 . Parson, WV: McClain Printing Co, 2003. ISBN 0-87012-703-9 .
  • Dayton, Ruth Woods. "The Beginning - Philippi, 1861" , West Virginia History Journal 13/4 (julho de 1952), 254–266.
  • Eicher, David J. A Noite Mais Longa: Uma História Militar da Guerra Civil . Nova York: Simon & Schuster, 2001. ISBN 0-684-84944-5 .
  • Eicher, John H. e David J. Eicher. Altos Comandos da Guerra Civil . Stanford, CA: Stanford University Press, 2001. ISBN 0-8047-3641-3 .
  • Hattaway, Herman e Archer Jones. Como o Norte venceu: uma história militar da Guerra Civil . Urbana: University of Illinois Press, 1983. ISBN 0-252-00918-5 .
  • Mallinson, David. "Primeira luta confusa" . Revista da Guerra Civil da América (janeiro de 1992): 46–52.
  • Departamento de Guerra dos EUA. A Guerra da Rebelião : uma Compilação dos Registros Oficiais da União e dos Exércitos Confederados . Washington, DC: Imprensa do Governo dos EUA, 1880–1901.
  • Descrição da batalha do Serviço Nacional de Parques
  • Atualização e pesquisa do relatório CWSAC: perfis individuais do campo de batalha

Links externos[editar | editar código-fonte]

  • Registros Oficiais da Batalha de Filipos
  • Batalha da Ponte de Filipos
  1. «Battle of Philippi (1861)». Wikipedia (em inglês). 25 de abril de 2024. Consultado em 11 de junho de 2024 
  2. «Confederate Forces in the 1861 Rich Mountain Campaign». web.archive.org. 12 de maio de 2008. Consultado em 11 de junho de 2024