Batalha do Pântano de Vargas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Batalha do Pântano de Vargas
Indepêndencia da Nova Granada

Monumento aos Lanceiros do Pântano de Vargas.
Data 25 de julho de 1819
Local Pantano de Vargas, Paipa, Boyacá, Colombia
Desfecho Vitória do movimento pró-independência
Beligerantes
Colômbia Provincias Unidas de Nova Granada
Venezuela Terceira República da Venezuela
Império Espanhol
Comandantes
ColômbiaVenezuela Simón Bolívar
Colômbia Francisco de Paula Santander
Venezuela Juan José Rondón
Espanha José María Barreiro Manjón
Forças
2.000 de infantaria e 400 de cavalaria[1] 1.300 de infantaria e 551 de cavalaria[1]
Baixas
183 reconhecem os patriotas. Mais de 300 segundo Barreiro[1] 140 os realistas reconhecem. Cerca de 500 segundo os patriotas[1]

A Batalha do Pantano de Vargas foi um confronto armado que ocorreu perto do município de Paipa em 25 de julho de 1819, entre tropas pró-independência e tropas monarquistas na campanha de libertação para a independência da então Nova Granada, hoje Colômbia, Panamá, Venezuela e Equador.

Nele, um exército conjunto venezuelano e neogranadino, sob o comando de Simón Bolívar, pretendia bloquear a passagem das forças de apoio de José María Barreiro que se dirigiam para a cidade de Bogotá. Esta batalha revelou-se difícil para os homens de Bolívar, que chegaram perto da derrota, pois o exército estava exausto e desorganizado após escalar o Páramo de Pisba e atravessar o pântano. No entanto, o ataque de flanco do destacamento da Legião Britânica sob o comando do coronel James Rooke, e uma oportuna carga de cavalaria dos lanceiros do coronel Juan José Rondón, recém-chegados ao campo de batalha, reverteram a situação. Rooke, no entanto, ficou gravemente ferido no ataque e morreria alguns dias depois. Após este ataque, as tropas monarquistas fugiram para os Moinhos de Bonza, em Paipa.

Esta foi a batalha mais sangrenta e radical em solo colombiano durante a campanha de libertação. Graças a isso, o exército libertador chegou a Tunja em 4 de agosto de 1819 e venceu a Batalha de Boyacá em 7 de agosto de 1819.

Referências

  1. a b c d Clément Thibaud (2003). Instituto Francês de Estudos Andinos (IFEA), Bogotá, ed. . Os exércitos bolivarianos na guerra de. Independência na Colômbia e Venezuela (em español). [S.l.: s.n.]