Benesse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2013)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.

Benesse é um termo de origem latina, com seu étimo na expressão bene esse. Seu uso varia, da conotação de "doação" àquele de "sinecura" ou "privilégio".

Tem como conotação o ato de fazer uma doação, sem fins lucrativos, ou seja de nada pedir em troca. Entendendo esse "algo em troca", como lucros, dividendos, rendimentos dessa doação. Porém no Brasil, essa mesma palavra tem uma conotação contrária, entendendo-se como uma conotação política, e de doar algo, com a expectativa do ganho futuro de uma contrapartida; essa conotação brasileira é depreciativa e popular e foge completamente do português e seu enfoque na chamada Academia Portuguesa de Letras de Lisboa[carece de fontes?].

Uso com a acepção de "doação"[editar | editar código-fonte]

Uso com a acepção de "privilégio"[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • FREDERICO, Pedro Dicionário de Verbetes Brasileiros Editora do Globo de Porto Alegre, 1946.
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.