Bernadette Perrin-Riou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bernadette Perrin-Riou
Nascimento 1 de agosto de 1955 (64 anos)
Les Vans
Cidadania França
Alma mater Escola Normal Superior de Paris, Universidade Pierre e Marie Curie, Universidade Paris-Sul
Ocupação matemática
Prêmios Prêmio Ruth Lyttle Satter de Matemática

Bernadette Perrin-Riou (Les Vans, Ardèche, 1 de agosto de 1955) é uma matemática francesa, que trabalha com teoria dos números e geometria algébrica.

Estudou a partir de 1974 na Escola Normal Superior de Paris (ENS; na época École normale supérieure des Jeunes Filles, atualmente fundida na ENS), onde obteve em 1979 o diploma (Thèse de 3ème Cycle) com Georges Poitou. Obteve um doutorado em 1983 na Universidade Paris-Sul em Orsay, orientada por John Coates, com a tese Arithmétique des courbes elliptiques et théorie d'Iwasawa.[1][2][3]. Frequentou aulas de Roger Godement sobre funções módulo, que influenciaram a direção de suas pesquisas.[4] A partir de 1978 foi assistente na Universidade Pierre e Marie Curie, onde foi em 1983 Maître de conférences (e no mesmo ano professora visitante na Universidade Harvard) e depois professora. Em 1994 foi para a Universidade Paris-Sul em Orsay.

Recebeu o Prêmio Ruth Lyttle Satter de Matemática de 1999. Foi palestrante plenário do Congresso Internacional de Matemáticos em Zurique (1994: p-adic L-functions).

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Perrin-Riou P-adic L-functions and p-adic representations, American Mathematical Society 2000 (em francês: Fonctions L p-adiques des représentations p-adiques, SMF 1995)

Referências

  1. Publicada como mémoire 17 de la Soc. Math. France 1984
  2. Bernadette Perrin-Riou (em inglês) no Mathematics Genealogy Project
  3. Biografia em MacTutor (em inglês)
  4. Perrin-Riou in der Erwiderung auf den Satter-Preis 1999, Notices AMS

Ligações externas[editar | editar código-fonte]