Saltar para o conteúdo

Big Show SIC: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 49: Linha 49:
== Elenco ==
== Elenco ==
*[[Topo Gigio]]
*[[Topo Gigio]]
*'''Macaco Adriano''' - foi parte integrante do programa, participando numa rábula onde um anónimo cantava uma canção, se a prestação do pseudo-cantor fosse má, o Macaco levava-o às costas para fora do estúdio.{{carece de fontes}}
*'''Macaco Adriano''' - foi parte integrante do programa, participando numa rábula onde um anónimo cantava uma canção, se a prestação do pseudo-cantor fosse má, o Macaco levava-o às costas para fora do estúdio.O homem por baixo do fato do macaco trabalha ainda hoje numa empresa de telecomunicações nacional


== Frases célebres ==
== Frases célebres ==

Revisão das 14h56min de 30 de maio de 2012

Big Show SIC
Big Show SIC
Informação geral
Formato talk show
Duração ± 240 minutos
Criador(es) Ediberto Lima
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 1
Episódios 316
Produção
Apresentador(es) João Baião
Jorge Gabriel
José Figueiras
Exibição
Emissora original SIC
Transmissão original 26 de Março de 1995 - 3 de Junho de 2001

O Big Show SIC foi um programa semanal exibido no canal de televisão português SIC entre 26 de Março de 1995 e 3 de Junho de 2001 com a duração de aproximadamente três horas, no total de 316 programas. O programa foi criado por Ediberto Lima. Numa estação de serviço, na auto-estrada, reparou num expositor de cassetes. É então que pergunta à pessoa que o acompanhava quem era aquela gente. Quim Barreiros, Nel Monteiro, Ágata. A resposta abriu todos os horizontes a Ediberto. 'Eles vendem muito bem, mas são considerados meio populares e o lobbie de sempre não os leva à televisão'.

Se eles vendem na região significa que vão vender na televisão'. Apresentado por João Baião, actor descoberto num espectáculo de Filipe La Féria, o 'Big Show SIC' consegue vencer a única batalha que faltava à SIC – derrotar a audiência do Parabéns de Herman José. [[1]]

  • O programa incluia actuações de vários artistas populares, rábulas e concursos.
  • Já no fim de vida do programa foi introduzida a personagem Topo Gigio.
  • O Big Show SIC deverá regressar em 2012 renovado.

Sinopse

O Big Show SIC é um programa semanal que consiste em actuações de vários artistas nacionais de um estilo de música que, por influência do cantor Emanuel (frequente convidado do programa), passou a ser chamado "pimba". Já no fim de vida do programa foi introduzida a personagem Topo Gigio, o rato italiano baseado num programa infantil emitido na estação de TV italiana RAI.

Apresentadores

Elenco

  • Topo Gigio
  • Macaco Adriano - foi parte integrante do programa, participando numa rábula onde um anónimo cantava uma canção, se a prestação do pseudo-cantor fosse má, o Macaco levava-o às costas para fora do estúdio.O homem por baixo do fato do macaco trabalha ainda hoje numa empresa de telecomunicações nacional

Frases célebres

  • "AI! EU TOU MALUCO!", Público e DJ Pantaleão
  • "Dona Albertina, não vá fazer já o seu xixizinho", João Baião

Passatempos

  • Cidade contra Cidade
  • Sabe Tudo

O Possivel regresso em 2012

A directora de Conteúdos quer o canal de Carnaxide mais próximo do público e pondera tirar do baú alguns dos formatos que fizeram sucesso nos anos 90 e dar-lhes nova roupagem. Tudo para tornar as tardes do fim-de-semana mais animadas e com muita música, em detrimento dos filmes.

Júlia Pinheiro quer tornar o canal generalista de Carnaxide mais popular. Para isso, a directora de Conteúdos trabalha em formatos que levaram o canal ao topo das audiências. Um dos grandes sucessos foi o Big Show SIC e o seu regresso encontra-se em cima da mesa para 2012. "Com outra roupagem, claro. Será um Big Show mais moderno", conta à Notícias TV uma fonte da TV de Pinto Balsemão que pede o anonimato.

O Big Show SIC estreou-se em 1995 e ficou no ar até 2001. Tornou célebre o actor João Baião, mas teve ainda como apresentadores, por períodos curtos, Jorge Gabriel e depois José Figueiras. João Baião está na RTP1 a apresentar Portugal no Coração e Jorge Gabriel também é uma das caras da estação pública como anfitrião de Praça da Alegria, mas resta José Figueiras, que diariamente conduz o Alô Portugal, na SIC Internacional, e é uma hipótese que está a ser ponderada para o novo Big Show SIC. Depois de recuperar o segundo lugar nas audiências entre as generalistas, a SIC aposta tudo em 2012 para voltar a liderar. Júlia Pinheiro, que recusou apresentar Peso Pesado 2, está mais concentrada no programa da manhã Querida Júlia e nas novas apostas da estação. A profissional quer mexer nas tardes do fim-de-semana, em especial na de sábado, que são dedicadas ao cinema "para as tornar mais divertidas", diz a fonte da SIC que fala à Notícias TV e acrescenta: "Há muitos formatos de conversa e faltam outros com animação e música."

A ideia de ir buscar formatos ao baú e dar-lhes nova roupagem é, segundo a fonte, uma "nova tendência das estações no mundo inteiro". No caso da SIC, a estação quer recuperar a proximidade que tinha com o público.

Ligações externas

Referências