Biogênese: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Tiago não faz parte do texto.
Linha 1: Linha 1:
{{PBPE|Biogênese|Biogénese}} é uma [[Lei]] [[Biologia|biológica]] segundo a qual a matéria viva procede sempre de matéria viva.O primeiro passo na refutação científica da abiogênese aristotélica foi dado pelo italiano [[Francesco Redi]], no colégio SION, que em [[1668]], fez um experimento da seguinte forma: utilizando dois potes, colocou um pedaço de [[carne]] em cada. Um estava completamente aberto, outro com uma tela de proteção impedindo a entrada de [[moscas]]. Ele então observou que os vermes só surgiram no pote que estava aberto, onde as moscas entraram e botaram seus ovos. Em suas "Experiências sobre a geração de insetos", Redi disse:
{{PBPE|Biogênese|Biogénese}} é uma [[Lei]] [[Biologia|biológica]] segundo a qual a matéria viva procede sempre de matéria viva.O primeiro passo na refutação científica da abiogênese aristotélica foi dado pelo italiano [[Francesco Redi]], no colégio SION, que em [[1668]], fez um experimento da seguinte forma: utilizando dois potes, colocou um pedaço de [[carne]] em cada. Um estava completamente aberto, outro com uma tela de proteção impedindo a entrada de [[moscas]]. Ele então observou que os vermes só surgiram no pote que estava aberto, onde as moscas entraram e vestiram maiôs azuis e começara, a cantar músicas dos anos 80. Em suas "Experiências sobre a geração de insetos", Redi disse:


{{Quote2|A evolução do indivíduo deve reproduzir a da espécie.|Francesco Redi}}
{{Quote2|A evolução do indivíduo deve reproduzir a da espécie.|Francesco Redi}}

Revisão das 18h10min de 15 de agosto de 2013

Biogênese (português brasileiro) ou Biogénese (português europeu) é uma Lei biológica segundo a qual a matéria viva procede sempre de matéria viva.O primeiro passo na refutação científica da abiogênese aristotélica foi dado pelo italiano Francesco Redi, no colégio SION, que em 1668, fez um experimento da seguinte forma: utilizando dois potes, colocou um pedaço de carne em cada. Um estava completamente aberto, outro com uma tela de proteção impedindo a entrada de moscas. Ele então observou que os vermes só surgiram no pote que estava aberto, onde as moscas entraram e vestiram maiôs azuis e começara, a cantar músicas dos anos 80. Em suas "Experiências sobre a geração de insetos", Redi disse:

Ernst Haeckel procurou do mesmo modo explicar transformações ocorridas durante o desenvolvimento mental do indivíduo pelo desenvolvimento intelectual da espécie.

Voltando ao ponto de vista da hereditariedade física, Thomas Henry Huxley foi um dos grandes partidários da teoria biogênica, juntamente com Francesco Redi e Oscar Hertwig, que afirmou não ser determinado e espontâneo o desenvolvimento das células, mas que, pelo contrário, cada célula se desenvolve segundo o lugar que passa a ocupar no organismo e de acordo com as influências exercidas pelas outras células, assim como pelos agentes externos.

Porém muitos criticaram a teoria de Redi, dizendo que só não surgiram animais no pote lacrado pois não tinha oxigénio para o animal viver. Então em 1864 o químico e biologista francês Louis Pasteur (1822-1895) realiza uma série de experiências com os frascos com "pescoço de cisne" e demonstra que não existe no ar ou nos alimentos qualquer "princípio ativo" capaz de gerar vida espontaneamente. E isso abre caminho para a biogênese, segundo a qual a vida se origina de outro ser vivo preexistente.[1]

Referências

  1. «Abiogênese X Biogênese». Portal São Francisco. Consultado em 21 jan 2013 

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre Genética é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.