Bolgar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bolgar

Болгар (em russo)
Болгар (em tártaro)

  Cidade e município  
Brasão de armas de Bolgar
Brasão de armas
Bolgar está localizado em: Rússia
Bolgar
Localização na Rússia
Bolgar está localizado em: Tartaristão
Bolgar
Localização no Tartaristão
Coordenadas 54° 58' 27" N 49° 1' 51" E
País  Rússia
República Flag of Tatarstan.svg Tartaristão[1]
Distrito Spassky
Área
- Total 116 km²
População (2010) [2]
 - Total 8 310
    • Densidade 71,6 hab./km²
- Fuso horário MSK (UTC+4)

Bolgar (em russo: Болгар; em tártaro: Болгар) é uma cidade e município do Tartaristão, Rússia. Está situada na margens esquerda do rio Volga, a 140 km de Kazan. É a sede do distrito de Spassky.

Foi a capital intermitente da Bulgária do Volga, do século VIII ao XV, junto com Bilär e Nur-Suvar. Situava-se às margens do Rio Volga, a cerca de 30 km ao sul de sua confluência com o Rio Kama e cerca de 130km da moderna Kazan.

História[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que a cidade foi a capital da Bulgária do Volga, desde o início do Século VIII. As incursões regulares dos russos ao Volga, sempre forçou os reis búlgaros do Volga e mudarem a sua capital, intermitentemente, para Bilär. Após a destruição de Bilär durante a invasão mongol, a capital mais velha tornou-se o centro de uma província separada (ou ducado) dentro do Canato da Horda Dourada. Durante o período de dominação mongol, Bolgar tornou-se uma cidade muito rica, crescendo mais de 10 vezes seu tamanho original, com muitas construções imponentes.

A Guerra entre Toctamix e Tamerlão presenciou um declínio marcante em sua fortuna. Ela foi saqueada por Bulaq-Temir em 1361, ficou em perigo graças a Tamerlão, saqueada por piratas russos e destruída em 1431 por Basílio II de Moscou de Moscóvia. Como centro religioso muçulmano, Bolgar perseverou até meados do Século XVI quando o Canato de Cazã foi conquistado por czar russo Ivã IV e incorporado ao estado russo.

Durante a influência Czarista Bolgar foi povoada poe muitos russos. Pedro o Grande proclamou um ukase especial a fim de preservar as ruínas existentes, o que foi, provavelmente, a primeira lei russa de preservação de locais históricos.

Peregrinação[editar | editar código-fonte]

Durante o período soviético, Bolgar foi o centro de um movimento islâmico local conhecido como O Pequeno Hajj: os muçulmanos do Tatarstão e de outras partes da União Soviética que não podiam fazer sua peregrinação à Meca, iam para Bolgar.

Monumentos[editar | editar código-fonte]

Pix.gif Complexo Arqueológico e Cultural de Bolgar *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Булгарское городище 9.JPG
Bolgar
País  Rússia
Tipo Cultural
Critérios ii, vi
Referência 981
Região** Europa e América do Norte
Coordenadas 54° 58' 44" N 49° 03' 23" E
Histórico de inscrição
Inscrição 2014  (38ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

Importância[editar | editar código-fonte]

Uma pedra gravada de Bolgar.

Os Tártaros se referiam a uma capital medieval da Bulgária do Volga como Shahri Bolghar, que significa, "a cidade de Bolgar". A cidade é parte da herança cultural deles, já que a Bulgária do Volga é tida, por muitos Tártaros, como um estado predecessor do Canato de Cazã, e que hoje em dia corresponderia ao Tatarstão.

Hoje, a capital do Tatarstão é Cazã, mas muitos Tártaros consideram Bolgar por ser a capital antiga e religiosa e que permitiu um florescimentos da Bolgar Muçulmana antes da Invasão Mongol à Bulgária da Volga.

UNESCO[editar | editar código-fonte]

O Complexo Arquitetônico e Cultural de Bolgar foi incluído na lista de patrimônio Mundial da UNESCO por "representar as mudanças históricas culturais da Eurásia com o passar dos séculos que tiveram uma papel pivô na formação das civilizações, padrões e tradições culturais"[3]

Referências

  1. Constituição, Artigo 65.2
  2. População da Federação Russa por cidades, vilas e distritos em 1 de janeiro de 2010 (em russo)
  3. «Bolghar». Consultado em 23 de outubro de 2014 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bolgar