Bomba de cloro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bomba de Cloro)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde abril de 2013).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Uma bomba de cloro é um dispositivo de pequena escala que usa a pressão de gases como gás cloro e cloreto de hidrogênio para produzir uma explosão. É feito com um recipiente hermético, onde um tablete de cloro é colocado, juntamente com outros reagentes. O gás produz uma pressão expansiva crescente, rompendo o recipiente.

Popularizado no The Anarchist Cookbook e The Terrorist Handbook, como bomba é uma alternativa mais perigosa que uma bomba de gelo seco, mas do mesmo modo geralmente feita por adolescentes para uso recreacional que com qualquer intento de dano[1]. Entretanto a exposição ao cloro e às substâncias reativas usadas pode causar problemas respiratórios pela inalação e também causar danos as membranas mucosas, similares ao gás lacrimogênio. A maioria dos ferimentos relacionados a estes dispositivos envolvem ferimentos nas mãos, cegueira e outros ferimentos nos olhos – geralmente nos próprios fabricantes.[carece de fontes?]

Referências

  1. Snopes report em um assalto tentado com um dispositivo similar
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.