Bombina variegata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaYellow-bellied toad

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Subordem: Archaeobatrachia
Família: Bombinatoridae
Género: Bombina
Espécie: B. variegata
Nome binomial
Bombina variegata
(Linnaeus 1758)
Distribuição geográfica

Bombina variegata é uma espécie de anfíbio anuro pertencente à família Bombinatoridae e ao género dos sapos-de-barriga-de-fogo.

Anatomia[editar | editar código-fonte]

Adulto: Os machos e fêmeas maiores medem entre 35 e 55 mm, sendo por isso bastante pequenos para Archaeobatrachia. A sua parte superior é cinzento-acastanhado, muitas vezes com manchas claras e esbatidas. A sua barriga, incluindo a parte de dentro dos membros e dedos é cinzento-azulado a preto-azulado com pintas ou manchas amarelas até alaranjadas brilhantes, normalmente cobrindo mais de metada da barriga. Estes sapos têm um corpo compacto, embora não tão achatado com as suas parentes próximas Bombina bombina, e um focinho arredondado. As pupilas são em forma de coração e os tímpanos não são visíveis. A face tem muitas verrugas.

A chamamento dos machos pode ser ouvido na fim da Primavera e princípio do Verão, com um fraco mas melódico "uh… uh… uh" a partir dos locais de reprodução. Como esta espécie não tem saco vocal, em contraste com Bombina bombina, o seu chamamento é bastante suave.


Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Bombina variegata