Braquicefalia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Braquiocefalia
Classificação e recursos externos
DiseasesDB 29893
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

Braquicefalia ou braquiocefalia do grego antigo, cabeça curta ou chata, ocorre quando a sutura coronal se funde prematuramente, causando um encurtamento longitudinal (eixo occipito-frontal) do diâmetro do crânio. A sutura coronal é uma junta fibrosa que une o osso frontal com os dois ossos parietais do crânio. Os ossos parietais formam as partes superior e laterais do crânio. Uma de suas variantes é a denominada Braquicefalia ou Braquiocefalia Posicional do lactante, deformação cranial que provoca um aplainamento uniforme na zona posterior do crânio descrevendo uma cabeça larga e lateralmente curta. Esta deformação costuma ser produto de uma postura prolongada numa só posição.

A braquicefalia também é usado para descrever a fenotipia humana em comparação com, por exemplo, a dolicocefalia.

A braquicefalia também descreve um tipo de desenvolvimento normal do crânio com um índice cefálico alta em animais domésticos, como em raças de cachorro pugs e bulldogs ou em gatos, como o persa ou o himalaia. Os animais braquicefálicos, conhecidos pelo seu focinho achatado, apresentam uma forma achatada no seu crânio como resultado da selecção artificial para estas características.[1] No entanto, a braquicefalia poderá resultar em propensão para problemas de saúde devido às diferenças de desenvolvimento de tecidos ósseos e tecidos moles como: irritação das pregas de pele, protusão dos olhos e problemas respiratórios (ex. alongamento do palato mole, hipoplasia da traqueia).

Ver também[editar | editar código-fonte]