Brasão de armas da República Socialista Soviética da Armênia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Brasão de armas da República Socialista Soviética da Armênia

O Brasão de armas da República Socialista Soviética da Armênia foi o brasão de armas da RSS da Armênia que foi adotado em 1937 e foi usado até 1991, foi concedido de um primeiro modelo desenhado por Martiros Sarian um famoso pintor armênio.

O Brasão mostra o Monte Ararate como o Símbolo nacional da Armênia. As uvas se encontram logo abaixo do Ararate e representam a tradicional história bíblica da primeira vinha que Noé plantou quando desceu da arca como um sinal de renascimento da humanidade. E nas bordas internas dos lados das uvas inclui trigos simbolo da terra e os recursos naturais da Armênia. Acima do Ararate estão a foice e o martelo e atrás de ambos uma Estrela vermelha que representam o comunismo. Impresso na borda exterior estão as palavras "República Socialista Soviética da Armênia" em armênio (Հայկական Սովետական Սոցիալիստական Հանրապետություն) enquanto no centro da borda exterior esta o lema "Trabalhadores do mundo, uni-vos!" tanto em armênio (Պրոլետարներ բոլոր երկրների, միացե'ք) como em russo (Пролетарии всех стран, соединяйтесь!).

A inclusão do Monte Ararate gerou objeções por parte da Turquia porque essa montanha é parte de seu território. O Kremlin respondeu que embora o símbolo turco é uma média lua, isso não significava que a Turquia reivindicou a média lua para si [1].

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Louis, Victor and Jennifer. O Guia completo para a União Soviética. Nova Iorque, 1976. p. 98
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Brasão de armas da República Socialista Soviética da Armênia