Código G

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde janeiro de 2012). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.

Código G ou G-Code, é uma linguagem de programação que dizem as máquinas como fazer alguma coisa. O "como" é definido por instruções de código G que são interpretadas por uma máquina controladora. O Código G foi criado para complementar o Código Numérico. É amplamente usado com máquinas de Comando Numérico Computadorizado, isto é, máquinas CNC’s. Com o Código-G, um controlador numérico interpreta o código e o reflete em movimentos físicos nas máquinas. “Os comandos operacionais, que controlam a máquina são executados automaticamente com uma velocidade impressionante, acurácia, eficiência e repetibilidade.”[1]

Aplicação[editar | editar código-fonte]

O Código G tem sua maior área de aplicação de uso em máquinas CNC’s, porém, com o advento da Impressão 3D, que tem como base a tecnologia CNC, a mesma linguagem é utilizada pelas aplicações relacionadas a Impressão 3D.

O Código G é interpretado por firmwares desenvolvidos para tal função. O firmware converte o Código G em movimentos nos motores e eixos das máquinas. Existem diversos firmwares de código aberto que podem ser aplicados no uso de Código G, entre eles encontramos:

Referências

  1. «CNC Computer Numerical Control Programming Basics» (PDF). Consultado em 3 de novembro de 2017 


Ícone de esboço Este artigo sobre linguagem de programação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.