Codificação de canal
Em matemática, ciência da computação, telecomunicações, engenharia elétrica, estatística e teoria da informação, chama-se codificação de canal, ou detecção e correção de erros, à codificação de sinais de informação com o objetivo de diminuir a taxa de erro de símbolo e/ou de bit durante a transmissão dos mesmos através de um canal de comunicação. Assim, trata-se do estudo dos códigos detectores e corretores de erros.
Existem basicamente dois tipos de códigos corretores/detectores de erros:
História
[editar | editar código-fonte]O estudo de códigos corretores de erros iniciou-se na década de 1940[1], especificamente no ano de 1948[2], em um trabalho publicado por Claude E. Shannon.
Aplicações
[editar | editar código-fonte]Pode-se comprovar a presença dos códigos corretores de erro em diversas situações do cotidiano, como por exemplo quando se assiste a um programa de televisão, se ouve música a partir de um CD, se faz um telefonema, se assiste um filme gravado em DVD ou se navega pela internet[2].
Notas
[editar | editar código-fonte]Referências
[editar | editar código-fonte]- Blahut, Richard E., Theory and Practice of Error Control Codes, Addison-Wesley, Reading, Massachusetts, 1984.
- Câmara, Marcos Antônio da, Souza, Adenilce Oliveira. Códigos Corretores de Erros Lineares. Monografia.
- Dutra, Flaviana Santos. Sobre Códigos Diedrais e Quatérnios[ligação inativa]. 2006. Tese de Doutorado.
- Hefez, A. E Villela, M.L.T., Códigos Corretores de Erros, IMPA, Rio de Janeiro, 2002.
- Roman, Steven. Introduction to coding and information theory. Springer, 1997. 323 p. ISBN 9780387947044