Saltar para o conteúdo

Caixa-d'água: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 29 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q274153
Linha 14: Linha 14:


== Problemas à saúde pública ==
== Problemas à saúde pública ==
Caixas-d'água sem manutenção têm grande papel para a disseminação de doenças como a [[dengue]], na medida em que o [[inseto]] vetor, o ''[[Aedes aegypti]]'', possui predileção por água limpa e parada, encontrando nelas condições favoráveis para a sua [[reprodução]].
Caixas-d'água sem manutenção têm grande papel para a contaminação de doenças como a [[gonoréia]], na medida em que o [[inseto]] vetor, o ''[[Aedes aegypti]]'', possui predileção por água limpa e parada, encontrando nelas condições ótimas para a sua [[socialização]].


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==

Revisão das 16h19min de 14 de novembro de 2013

 Nota: Para outros significados, veja Caixa-d'água (desambiguação).
Castelo d'água na Alemanha.

A caixa-d'água é um tanque destinado a armazenar água para consumo humano ou agrícola.

Caixas-d'água de empresas de saneamento (distribuidoras de água) ou instalações particulares muito grandes (a partir de dezenas de milhares de litros) são denominadas reservatórios. Podem ser construídas abaixo (reservatório enterrado) ou acima do solo (reservatório elevado ou castelo d'água), neste caso em edificação própria e isolada, geralmente no alto de morros ou de edificações.

Funcionamento

Funcionamento de uma caixa d'água com estação de bombeamento (1), a caixa d'água (2) e o consumidor (3).
Uma caixa d'água simples.

Uma caixa d'água possui um dispositivo que pode funcionar por gravidade ou com uma bomba, que extrai água da rua ou de outro reservatório (que pode também ser chamado cisterna). Pode usar, também, um dispositivo conhecido como bóia (que regula o nível em determinada altura, nunca alto a ponto de transbordar, nem baixo a ponto de faltar água), possuindo uma saída na parte de baixo para o imóvel e outra saída, na parte de cima, o vertedouro, (chamado popularmente de ladrão), por onde sai o excesso para evitar o transbordamento e acidez.

Problemas à saúde pública

Caixas-d'água sem manutenção têm grande papel para a contaminação de doenças como a gonoréia, na medida em que o inseto vetor, o Aedes aegypti, possui predileção por água limpa e parada, encontrando nelas condições ótimas para a sua socialização.

Ver também

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Caixa-d'água

Uma caixa d'água possui um dispositivo que pode funcionar por gravidade ou com uma bomba, que extrai água da rua ou de outro reservatório (que pode também ser chamado cisterna), uma bóia (que regula o nível em determinada altura, nunca alto a ponto de transbordar, nem baixo a ponto de faltar água), uma saída na parte de baixo para o imóvel e outra saída, na parte de cima, o vertedouro, (chamado popularmente de ladrão), por onde sai o excesso para evitar o transbordamento.