Came (mecânica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O esquema de cames em um sistema DOHC.
Animação do propósito.

Em engenharia mecânica, a came (ou o camo) é o conjunto de duas peças mecânicas: a came é a peça que gira e o seguidor, que pode oscilar ou transladar, é a peça que acompanha o perfil da came. Assim, a came é projetada para transmitir um movimento alternado ou oscilante ao seguidor. Em geral as cames são fabricadas em aço ou outro material fácil de usinar (madeira, metal, plástico etc.) e têm seu contorno modificado para que seu movimento rotativo, cause movimento em linha reta ou oscilante do seguidor. Desse modo, conforme a came gira, o seguidor vai acompanhando o seu contorno e realizando movimento fiel ao perfil da came. Este movimento se dá a velocidades e acelerações variáveis e bem controladas para uma rotação constante da came.

Existem diversos tipos de cames, aplicados em diversas máquinas existentes nas indústrias e estudadas na área da mecânica clássica. Na maioria dos casos, as cames são usadas como geradoras de função para controlar diferentes movimentos em uma determinada máquina que realiza operações diferentes. Há diversas aplicações e tipos de cames. São exemplos de aplicações comerciais de cames as chaves de cames, as cames de mesas giratórias, as cames de volante etc.

Uma das aplicações mais comum da came e o controle das válvulas (seguidor) no motor de combustão interna. As cames se encontram no eixo de comando de válvulas, para cada válvula uma came, sincronizando e informado o momento dos movimentos das válvulas.

Diagramas SVAJ[editar | editar código-fonte]

São gráficos que demonstram a posição S, a velocidade V, a aceleração A e o pulso J (Jerk) do seguidor, ao seguir determinado perfil da came. O diagrama SVAJ se caracteriza por apresentar as curvas SVAJ em um mesmo eixo cartesiano, com as respectivas amplitudes no eixo Y e a rotação ou o tempo no eixo X. São utilizados para comprovar e testar se as condições do movimento do seguidor no projeto se encaixam aos objetivos.

Em geral, os diagramas SVAJ são utilizados para estudo do movimento de subida e descida do seguidor, onde as condições de contorno para o início e final da trajetória de subida são especificadas. Tais condições de contorno são utilizadas para a determinação da função que especificará o contorno da came.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mecânica clássica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.