Cancoillotte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cancoillotte
País de origem
Cidade
Origem do leite
Designação

Cancoillotte ou cancoyotte é um queijo francês de consistência cremosa feito a partir do queijo metton, produzido principalmente na região da Franche-Comté.[1] Também é encontrado na região de Lorena e em Luxemburgo, onde é chamado Kachkéis ou Kochkäse em alemão (queijo cozido). É um queijo típico na gastronomia da Franche-Comté e é consumido durante todo o ano, servido tanto frio quanto quente.

História[editar | editar código-fonte]

A cancoillotte foi produzida pela primeira vez na vila de Oyrières, perto de Champlitte, em Haute-Saône. Sua origem remonta, no mínimo, ao século XVI.[2][3] O nome data do século XIX, originado de "coille", derivado de cailler (coalhar), referindo-se ao leite deixado após a extração do creme (resultando em um teor de gordura mais baixo).

Produção[editar | editar código-fonte]

Tradicionalmente, a cancoillotte é produzida quando o queijo metton é derretido em uma chama baixa, com um pouco de água ou leite, e sal ou manteiga adicionados antes de servir. Às vezes, alho também é adicionado. Recentemente, existem versões comerciais com vinho, cominho ou outras adições. A cancoillotte é tipicamente vendida em quantidades que em média têm 200 gramas.

Enquanto a cancoillote feita ao derreter metton puro com um pouco de água é quase livre de gordura e calorias, as versões comerciais são altos em gordura e calorias devido à adição de manteiga para torná-la mais doce e macia.[4] Por outro lado, a textura da cancoillote varia entre o metton derretido puro e as versões comerciais. O metton derretido é muito mais pegajoso do que as versões comerciais.

A cancoillote é vendida pré-derretida em supermercados, especialmente no leste da França. Em Luxemburgo, o Kachkéis é normalmente consumido em um sanduíche aberto sobre o qual a mostarda também é espalhada.

Referências

  1. «Cancoillotte». androuet.com. Consultado em 13 de janeiro de 2013 
  2. «La Cancoillotte». cancoillotte.net. Consultado em 13 de janeiro de 2013. Arquivado do original em 23 de setembro de 2015. C'est aussi au Moyen-Age que naquit le gruyère et peut-être la cancoillotte. On fixe le début du gruyère est attesté vers le XIIe ou XIIIe siècle. Pour la cancoillotte, son origine est moins précise 
  3. «La Cancoillotte». racinescomtoises.net. Consultado em 13 de janeiro de 2013. D'autres historiens pensent que l'origine de la cancoillotte daterait du XVIe siècle. Nicolas de Granvelle l'aurait introduite à la cour de Charles Quint. Mais c'est sans doute pour ne pas avoir à jeter du lait rapidement caillé que la recette est venue. 
  4. «Cancoillotte». French National Centre for Scientific Research. Consultado em 13 de janeiro de 2013. Fromage du Jura ou de Franche-Comté obtenu à partir du lait écrémé et caillé formant le metton, auquel on ajoute du beurre, du vin blanc et des aromates