Capturar a bandeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Captura à bandeira ou Rouba bandeira é um esporte tradicional, geralmente exercido por crianças ou às vezes por adultos.

No jogo, dois times, cada um possuindo uma bandeira (que também pode ser uma bola), têm como objetivo capturar a bandeira do time adversário, localizado na "base" desse time, e trazê-la de volta ao seu território em segurança. Os jogadores do time oposto podem ser "pegos" por jogadores no território deles; estes jogadores pegos serão (dependendo das regras da partida) desclassificados do jogo, novos membros do time oposto, "congelados" (incapazes de deixar o local onde foi pego até que um membro do seu time o toque para o salvar e assim voltar para o seu território).

Em alguns estados do Brasil o jogo recebe outros nomes, também sendo chamado de Bandeirinha , Pique-Bandeira, Bandeirinha Guerrior, Bandeirinha-Estourada. e Barra Bandeira.

Local[editar | editar código-fonte]

O local pode ser em uma rua, na quadra, em um campo ou em qualquer outro lugar que tenha espaço suficiente.

Regras[editar | editar código-fonte]

Jogadores:Podem participar quantos jogadores quiserem desde de que o número seja par, dependendo do espaço que será usado.

Jogadores pegos: Os jogadores que forem pegos deverão ser desclassificados do jogo ou congelado no local que foi pegue.

Campo:Em cada campo são colocados duas bandeiras,chinelos,cones,pedras etc. Essa bandeira será colocada dentro de uma área demarcada.

Objetivo:Cada equipe tem como objetivo capturar a bandeira do adversário sem que seja colado,dentro da área onde fica a bandeira o jogador não poderá ser colado,e terá de levar a bandeira em segurança para seu campo,denominando a vitória.O campo terá que conter no minimo sete passos de distancia do centro do campo para cada lado. Os jogadores podem se salvar com qualquer contato de seu time mesmo em campo adversário