Carborano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Modelo de carborano

Definição[editar | editar código-fonte]

Um carborano é um conjunto composto de átomos de Boro e Carbono. Como muitos dos boranos relacionados, esses conjuntos são poliedros, e são similarmente classificados com prefixos como closo, nido, aracno, hipno, etc. baseado em sua estrutura: um poliedro completo é closo-; um poliedro no qual falta um vértice é nido-; um no qual faltam dois é aracno-; e assim por diante.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Dois exemplos interessantes de carboranos são os closo-carboranos icosaédricos extremamente estáveis:

  • O neutro C2B10H12, que tem sido explorado para uso em um grande número de aplicações, de polímeros resistentes ao calor a aplicações medicinais.
  • O negativamente carregado CB11H12, que tem sido usado para fazer sólidos superácidos que são mais de 1000 vezes mais fortes que o ácido sulfúrico.

O carborano superácido H(CHB11Cl11) [1] é um milhão de vezes mais forte que o ácido sulfúrico mas completamente não corrosivo. A razão para tal fato é que o ânion ácido CHB11Cl11- é muito estável e não reativo. Esse ácido é o único conhecido que consegue protonizar fulereno C60 sem decompô-lo. [2] [3]

Síntese[editar | editar código-fonte]

C2B10H12 pode ser preparado através da reação de decaborano com sulfeto dietil[4] :

B10H14 + 2 (CH3CH2)2S → B10H12(Et2S)2 + H2

B10H12(Et2S)2 + C2H2 → C2B10H12 + (CH3CH2)2S + H2

Carboranos pertencem a uma classe maior de compostos organoboranos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Note que o próton acídico não é o ligado ao carborano, mas é o counterion não mostrado
  2. The Strongest Isolable Acid Mark Juhasz, Stephan Hoffmann, Evgenii Stoyanov, Kee-Chan Kim, Christopher A. Reed, Angewandte Chemie International Edition Abstrato (em inglês)
  3. Carborane acids. New ‘‘strong yet gentle’’ acids for organic and inorganic chemistry Christopher A. Reed Chem. Commun. Abstrato (em inglês) Artigo completo no website do Grupo Reed (em inglês)
  4. Modern Inorganic Chemistry W.L. Jolly