Cargo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Cargo.

Cargo ou Cargos pode referir-se a:

Cargo (Organizacional)[editar | editar código-fonte]

Cargo é a constituição de todas as tarefas realizadas por uma pessoa, que podem ser vistas de forma unificada e que ocupam uma colocação no organograma. É uma parte da instituição que integra um conjunto de deveres e responsabilidades, que o faz diferente de outrso cargos. Os deveres e responsabilidades de um cargo são distribuidos aos funcionários, é o que possibilita a participação nos propósitos da empresa. O cargo é a mediação e ligação entre oindivíduo e a empresa, de um lado há o indivíduo com suas necessidades e seus recursos pessoais e de outro a empresa com a necessidade deste indivíduo. Ou seja, Um cargo é composto por um conjunto de atividades e deveres relacionados. Em termos ideais, os deveres de um cargo compreendem unidades naturais de trabalho similares e relacionadas. Para alguns cargos pode ser necessário vários funcionários, cada um ocupando uma posição ou uma função distinta.

A partir da teoria da administração que passou se dar ênfase para a divisão dos papéis. O fundador da teroria da administração percebeu que aumentaria a produtividade e o trabalho seria realizado de forma mais economica aravés da divisão e subdivisão das operações.

Exemplo:[editar | editar código-fonte]

Em uma biblioteca, quatro funcionários (posições) podem estar envolvidos no atendimento ao público, mas todos tem o mesmo cargo (auxiliar de biblioteca).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Fonte: BOHLANDER, 2003, p.30

Chiavenato, I. (2007). Administração: teoria, processo e prática (4° ed). Rio de Janeiro: Elsevier Brasil.

Lins, S. L. B. (2008). Dimensões Básicas de Análise das Organizações.Revista de Administração da Unimep - Unimep Business Journal, 5 (3), 50.