Casa da Junta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antiga Casa da Junta

A antiga Casa da Junta, também conhecida como a Antiga Assembleia Legislativa, é um prédio histórico de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, localizado à Rua Duque de Caxias, 1029, Centro. Atualmente sedia o Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul, sob administração da Assembleia Legislativa[1].

Foi erguido em 1790, sendo o mais antigo remanescente edificado da época da fundação da cidade. O projeto é do capitão José Montanha, realizado durante a administração de José Marcelino de Figueiredo, sendo concebido como um conjunto com o antigo palácio do governo, à esquerda, este demolido para dar lugar ao atual Palácio Piratini.

Foi reformada em 1860, e ali funcionou a Provedoria Real da Fazenda ou a Junta de Administração e Arrecadação da Fazenda, que emprestou o nome ao prédio, e entre 1835 e 1967 a Assembleia Legislativa ali manteve sua sede. Em 1981 foi tombada pelo Patrimônio Histórico estadual e recentemente foi restaurada, devendo abrigar em breve o Memorial do Legislativo.

Seu desenho é simples mas de agradável harmonia de proporções, com uma porta central em arco pleno entre dois grupos de 3 janelas também de arco. No piso superior as aberturas são portas, todas com parapeitos gradeados em metal trabalhado, e são separadas por pilastras jônicas delicadas. As aberturas inferiores e superiores mostram tímpanos oclusos com vitrais sem imagens. Arremata a fachada do casarão uma cornija elementar com platibanda lisa.

Lateralmente o telhado em duas águas dá origem a um belo frontão triangular com 4 pequenos óculos. Abaixo, duas janelas em arco pleno, e no primeiro piso outras duas, mas de arco abatido, únicos vestígios de seu desenho colonial original.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. «Memorial do Legislativo do RS». www2.al.rs.gov.br. Consultado em 24 de maio de 2016