Castelo Airth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Castelo Airth, Escócia.

O Castelo Airth (em língua inglesa Airth Castle) é um castelo localizado em Falkirk, Escócia. O castelo foi protegido na categoria A do listed building, em 25 de outubro de 1972.[1] Actualmente é um hotel e spa.

História[editar | editar código-fonte]

Segundo um relato atribuído a Blind Harry, em 1298, William Wallace terá atacado uma antiga fortificação de madeira que se encontrava neste local para resgatar o seu tio, um padre de Duniplace, que tinha sido lá preso. Mais tarde, um outro castelo foi também destruído na altura em que o rei Jaime III foi derrotado em Sauchieburn em 1488. A torre sudoeste é a parte mais antiga do castelo e data do período imediatamente a seguir a essa destruição. Em meados do século XVI, o castelo foi aumentado para este.[2] O Castelo de Airth pertencia aos Bruce, simpatizantes dos Jacobitas que foram obrigados a vendê-lo após a rebelião falhada de 1715.

O castelo é um edifício histórico de grande importância que ainda mantém muitas das suas características medievais. É por isso que se encontra protegido na categoria A do listed building, desde 25 de outubro de 1972.[1]

Dentro dos terrenos do castelo também se encontram as ruínas da antiga igreja paroquial de Airth.

Fantasmas[editar | editar código-fonte]

Diz-se que o castelo está assombrado, os fenómenos incluem: uma ama com duas crianças que se diz que morreram num incêndio no castelo. Sons de crianças a brincar que se ouvem nos quartos 3, 9 e 23. Houve pessoas que relataram choros e gritos que acreditam ser de uma empregada que é atacada pelo seu patrão. Também é referido um cão, que tem o hábito de morder tornozelos e ladrar na entrada.[3][4]

Referências

  1. a b «Airth Castle, Airth». britishlistedbuildings.co.uk (em inglês). Consultado em 18 de agosto de 2011. 
  2. «Falkirk Local History Society». www.falkirklocalhistorysociety.co.uk. Consultado em 2016-09-21. 
  3. Claire Mathew (11 de agosto de 2011). «Ten of Scotland's most haunted hotels». scotsman.com (em inglês). Consultado em 19 de agosto de 2011. 
  4. «Halloween happenings in your area». bbc.co.uk. Consultado em 19 de agosto de 2011. 
Ícone de esboço Este artigo sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.