Castelo Roqueiro de Coruto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O castelo do Monte Coruto (sécs. IX-XII) situa-se em Escariz (Arouca) junto a zona industrial e ao agrupamento de escolas de Escariz.

O castelo está em grande parte demolido por acção de uma violenta exploração de pedreiras. São visíveis neste monte, cerâmicas superficiais típicas deste tempo e cortes nos rochedos para fixação de uma cerca defensiva, outras características do monte como naturais e geográficas ajudaram a fixação militar. Numa pedreira próxima do castelo foi encontrado um tesouro de moedas que seria composto por mais de um milhar num recipiente de cerâmica. Em 1977 ter-se-á efectuado um achado monumental sobre o qual não há informações. O tesouro terá sido repartido e vendido a particulares, desconhecendo-se a sua morada[carece de fontes?].


Castelos de Portugal :: Distrito de Aveiro

Santa Maria da Feira

Ver também: Fortalezas de Portugal