Castro de Santo Ovídio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Castro de Santo Ovídio
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O Castro de Santo Ovídio[1] situa-se no concelho de Fafe, distrito de Braga,Portugal e fica subjacente à bacia hidrográfica do Rio Vizela.

As escavações iniciadas em 1980 permitiram a descoberta de várias habitações e elementos relevantes para um maior conhecimento e noção da arquitetura e urbanismo do Castro de Santo Ovídio. Nesta altura conseguiu-se descobrir um pouco da planta do povoamento, em que as estruturas estariam organizadas em diferentes bairros que incluíam casas, edifícios de armazenamento e espaços comuns. Uma das características mais notáveis do local é o grande edifício circular conhecido como "Casa Redonda" - usado para atividades comunitárias, como festas e reuniões da época.

Estima-se que este aldeamento foi habitado entre os séculos I a. C. e I d. C. Foram também vistas grandes quantidades de vestígios de cerâmica e material metálico e lítico, isto ajudou um estudo sobre o megalitismo[2] no noroeste peninsular.

É um importante sítio arqueológico para a compreensão da Idade do Ferro em Portugal e na região[3].

Castro de Santo Ovídio foi classificado como imóvel de interesse público.


Referências

  1. «Castro de Santo Ovídio». cm-fafe.pt. Consultado em 7 de abril de 2023 
  2. Infopédia. «megalitismo | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa». infopedia.pt - Porto Editora. Consultado em 7 de abril de 2023 
  3. «Castro de Santo Ovídio». cm-fafe.pt. Consultado em 7 de abril de 2023