Saltar para o conteúdo

Categoria:Teclistas de Portugal: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Linha 1: Linha 1:
António Grosso, nascido em 13 de Fevereiro de 1958, na cidade de Beja, em criança já revelava interesse por música.
Esta [[Especial:Categories|categoria]] contém páginas sobre músicos [[portugueses]] que tocam [[teclado (instrumento musical)|teclados]].
Aos 7 anos "emigrou" para a área de Lisboa. Residiu em Agualva-Cacém, Concelho de Sintra.

Começou a estudar música já com 13 anos de idade. Apesar da dificuldade na deslocação para o estudo do piano, solicitou a uma sua professora de Educação Musical, D. Georgina Malha, que o iniciasse nesta arte.
[[categoria:Teclistas por país|Portugal]]
Na residência da Srª professora, na Amadora, deu os primeiros passos no estudo do solfejo e de piano. Foram algo difíceis estes primeiros tempos já que passou muito rápidamente para a Obra de Ludwig van Beethoven, denominada "Fur Elise".
[[categoria:Instrumentistas de Portugal]]
Porém este estudos foram interrompidos pela impossibilidade da Senhora continuar a ensinar o seu discípulo.

António Grosso já com cerca de 15 anos entretinha-se com frequência a dedilhar um piano na escola onde estudava, a Escola Industrial e Comercial de Sintra, hoje Escola Secundária de Ferreira Dias. No ginásio escolar existe um palco, no qual se encontrava o bendito piano. Este instrumento foi tocado pelo ilustre professor e compositor Dr Alberto Janes. Após pedido feito ao Sr Diretor da Escola, Dr Nascimento Costa, foi por este autorizado a pedir aos funcionários a chave do piano.
{{seminterwiki-categorias}}
Durante algum tempo António Grosso esteve privado tanto do estudo musical bem como de um instrumento onde pudesse praticar esta arte.
Com 16 anos ingressou na sua primeira banda musical. Para encerramento de um Curso de Socorrismo, colaborou como teclista no evento. O grupo era constituído por 8 elementos entre os quais se encontrava um irmão seu, José Grosso executante de violino.
Como a música faz parte da sua vida acabou por integrar outros grupos musicais juvenis. No ano de 1976 criou uma banda musical chamada "Begining", que possibilitou com a sua colaboração o arranjo e pintura interior da Sociedade Recreativa de S. Marcos. Este percurso musical foi de novo enriquecido com o ensino musical do Sr professor Emílio Lopes. Este ilustre mestre, detentor de Cursos Superiores de Piano e Violino, possibilitaram uma melhoria na prática musical de António Grosso.
O teclista ficou com o conhecimento musical, ministrado por professores particulares. O Conservatório não passava pelos horizontes do músico. Isto devido a não querer seguir a via profissional como instrumentista.
Entretanto começou a lecionar Trabalhos Manuais no Ensino Público (1979). Com o passar dos anos e paralelamente ao ensino, integrou vários conjuntos musicais ou bandas. Acompanhou as cantoras Manuela Bravo (1987) e Cândida Branca Flor (1988).
Reside atualmente em Lisboa e é organista na Igreja de Nossa Senhora do Amparo de Benfica em Lisboa. Colabora no acompanhamento do Coro Jovem, na celebração da Missa Dominical às 10,30 horas.
Tem feito algumas gravações de temas que partilha com amigos através das redes sociais.

Revisão das 00h34min de 13 de setembro de 2013

António Grosso, nascido em 13 de Fevereiro de 1958, na cidade de Beja, em criança já revelava interesse por música. Aos 7 anos "emigrou" para a área de Lisboa. Residiu em Agualva-Cacém, Concelho de Sintra. Começou a estudar música já com 13 anos de idade. Apesar da dificuldade na deslocação para o estudo do piano, solicitou a uma sua professora de Educação Musical, D. Georgina Malha, que o iniciasse nesta arte. Na residência da Srª professora, na Amadora, deu os primeiros passos no estudo do solfejo e de piano. Foram algo difíceis estes primeiros tempos já que passou muito rápidamente para a Obra de Ludwig van Beethoven, denominada "Fur Elise". Porém este estudos foram interrompidos pela impossibilidade da Senhora continuar a ensinar o seu discípulo. António Grosso já com cerca de 15 anos entretinha-se com frequência a dedilhar um piano na escola onde estudava, a Escola Industrial e Comercial de Sintra, hoje Escola Secundária de Ferreira Dias. No ginásio escolar existe um palco, no qual se encontrava o bendito piano. Este instrumento foi tocado pelo ilustre professor e compositor Dr Alberto Janes. Após pedido feito ao Sr Diretor da Escola, Dr Nascimento Costa, foi por este autorizado a pedir aos funcionários a chave do piano. Durante algum tempo António Grosso esteve privado tanto do estudo musical bem como de um instrumento onde pudesse praticar esta arte. Com 16 anos ingressou na sua primeira banda musical. Para encerramento de um Curso de Socorrismo, colaborou como teclista no evento. O grupo era constituído por 8 elementos entre os quais se encontrava um irmão seu, José Grosso executante de violino. Como a música faz parte da sua vida acabou por integrar outros grupos musicais juvenis. No ano de 1976 criou uma banda musical chamada "Begining", que possibilitou com a sua colaboração o arranjo e pintura interior da Sociedade Recreativa de S. Marcos. Este percurso musical foi de novo enriquecido com o ensino musical do Sr professor Emílio Lopes. Este ilustre mestre, detentor de Cursos Superiores de Piano e Violino, possibilitaram uma melhoria na prática musical de António Grosso. O teclista ficou com o conhecimento musical, ministrado por professores particulares. O Conservatório não passava pelos horizontes do músico. Isto devido a não querer seguir a via profissional como instrumentista. Entretanto começou a lecionar Trabalhos Manuais no Ensino Público (1979). Com o passar dos anos e paralelamente ao ensino, integrou vários conjuntos musicais ou bandas. Acompanhou as cantoras Manuela Bravo (1987) e Cândida Branca Flor (1988). Reside atualmente em Lisboa e é organista na Igreja de Nossa Senhora do Amparo de Benfica em Lisboa. Colabora no acompanhamento do Coro Jovem, na celebração da Missa Dominical às 10,30 horas. Tem feito algumas gravações de temas que partilha com amigos através das redes sociais.

Páginas na categoria "Teclistas de Portugal"

Esta categoria contém as seguintes 6 páginas (de um total de 6).