Categoria Discussão:Educação física

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O texto seguinte foi movido de: Categoria Discussão:Educação Física por Christian msg

Capoeira, Arte Marciais, Yoga e Dança não são subcategorias de Educação Física[editar código-fonte]

É preciso muito cuidado ao incluir todas estas práticas sob a categoria Educação Física. Concordo que esta área do saber as estude e trabalhe com elas dentro do ambiente do ensino acadêmico, assim é correto que possam sob certos aspectos estarem listadas aqui, mas não como subcategorias. Capoeira não é uma subcategoria de Educação Física.

A categoria Educação Física assumiu um caráter parcial ao se estruturar desta forma por deixar de lado, propositalmente ou não, uma discussão importante de natureza política sobre o direito de praticar e ensinar esta práticas no Brasil fora do ambiente acadêmico.

Com a intenção justa de regulamentar o exercício da profissional dos formados em Educação Física, o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e os Conselhos Regionais de Educação Física (CREF) criaram recentemente no Brasil um sistema que foi considerado como uma ingerência pelos instrutores de Yoga, dança e artes marciais atuantes no país, originando uma série de disputas no âmbito legislativo e judiciário ainda não concluídas.

Esta proposta foi considerada por muitos uma ameaça a preservação das tradições culturais, artísticas e filosóficas que sempre foram livres (mais ou menos...) em nosso país. Se realizada sem protestos, esta ingerência eliminaria inúmeros empregos existentes, fazendo exigência sem equivalência em outros países. Por exemplo, os Mestres de Capoeira que formaram os professores que dão aula de capoeira no meio acadêmico teriam que se formar em educação física se desejassem continuar a formar novos instrutores...

É correto regulamentar o exercício profissional da Educação Física e também garantir que os praticantes destas diversas artes tenham um conselho a se reportar para tratar questões relativas à ética, condições detrabalho, qualidade de ensino, segurança, etc. O problema é o modo burocrático e autoritário como foi conduzida a redação e a implementação da proposta.

"Brincando", seria como se para regulamentar a profissão de nutricionista fosse necessário obrigar todos os cozinheiros de lanchonetes do país a ter um diploma universitário nesta área para poderem exercer sua profissão!

--TarcísioTS 14:02, 18 Abril 2006 (UTC)

retirada da indicação de parcial[editar código-fonte]

Concordo com a retirada da indicação de parcial, não sabia que uma categoria podia estar indicada como subcategoria em várias categorias diferentes, como parece ser o caso da categoria capoeira.

Apesar disto a ressalva aqui na página de discussão continua sendo pertinente, a forma como se estruturam as redes de categorias também podem conduzir a visões parciais dos tópicos de que tratam...

--TarcísioTS 03:09, 22 Abril 2006 (UTC)