Categoria Discussão:História da economia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Proponho a modificação do nome da categoria História da economia para História econômica, devido ao fato da segunda representar o sub-campo de estudos acadêmico derivado de história e de economia. Na en:wp há o artigo en:Economic History (não History of the Economy), que também diz respeito a esse campo de estudos. Se forem olhar também no google, História da economia tem 38.200 hits e História econômica 1.170.000, mostrando que o segundo termo é mais comum e há também mais entradas para sites de universidades. História econômica também é mais amplo, pois envolve a análise da história sob aspectos mais econômicos (se mesclando com aspectos políticos e sociais), não só os estritamente econômicos. Gostaria de saber se concordam com a minha proposta de modificação. Montemor Courrège Faroe msg 19:30, 5 Maio 2007 (UTC)

Categoria:História da economia[editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: wikipedia:esplanada/propostas Montemor Courrège Faroe msg 13:29, 11 Maio 2007 (UTC)

Propus em Categoria Discussão:História da economia a modificação do nome da categoria para Categoria:História econômica. Justificativas na página de discussão. Montemor Courrège Faroe msg 19:49, 5 Maio 2007 (UTC)

Concordo--Villarinho 00:54, 6 Maio 2007 (UTC)

Discordo O termo História económica, pelo menos para um falante do português europeu, parece estranhíssimo (a História é que é económica?, como História barata?). Para além disso, esse termo introduziria mais uma diferença entre a grafia brasileira e a dos restantes países lusófonos (econômica vs económica). Acho que fica melhor como está. Ozalid 03:18, 6 Maio 2007 (UTC)

Discordo Eu sou do Brasil, portanto falo pt-br, mas mesmo assim penso exatamente como o Ozalid. Não faz sentido esta alteração. — DGuydiscussão 04:44, 6 Maio 2007 (UTC)

Discordo--João Carvalho deixar mensagem 12:40, 6 Maio 2007 (UTC)

Ao menos no Brasil o termo mais comum para o campo de estudos é História econômica. Existe também a profissão Historiador econômico (caso do Sérgio Besserman por exemplo). Realmente nunca vi alguém utilizar o nome História da economia, nem ouvi falar em departamento de história da economia. Caso em Portugal o termo comum seja esse, tudo bem. Só queria ter a certeza disso (infelizmente não há economistas portugueses na wiki). Saudações. Montemor Courrège Faroe msg 12:52, 6 Maio 2007 (UTC)

DiscordoTheMente D C 16:27, 6 Maio 2007 (UTC)

Um momento..."História da Economia" é uma coisa. "História Economômica" é outra. Dantadd 17:10, 6 Maio 2007 (UTC)

Concordo-- Acscosta 17:19, 6 Maio 2007 (UTC). História Económica é o conceito utilizado generalizadamente em Portugal. Poderão verificar nos planos de estudos dos cursos de licenciatura em Economia, bem como nos nomes de grupos de investigação da área. Fica o eterno problema da ortografia do português Português do Brasil vs. português de Portugal). Deixo essa questão para os mais experientes na solução prática dessa questão.

De facto, o termo História económica é usado em Portugal (sobretudo pelos economistas, mas não só). No entanto, o termo História da economia também é. A mudança criaria uma complicação ortográfica que julgo ser desnecessária. Ozalid 19:14, 6 Maio 2007 (UTC)
Sobre a questão ortográfica é só fazer o redirect (sei como se faz para categorias). Concordo com o Dantadd que são coisas diferentes, ao menos no Brasil. Nunca ouvi falar em curso de História da economia e penso que devemos priorizar o termo referente ao campo de estudos. Volta e meia tenho que categorizar um artigo para História da economia, mas sempre me incomodou isso. Colocar os artigos sobre os planos de política econômica do Brasil em tal categoria não soa muito bem na minha opinião, pois não estamos falando estritamente de economia, mas da análise da história sob seus aspectos mais econômicos, incluindo também os políticos e sociais já que estão todos relacionados. Montemor Courrège Faroe msg 20:46, 6 Maio 2007 (UTC)
Do ponto de vista acadêmico não seria história do pensamento econômico? -- Clara C. 22:55, 6 Maio 2007 (UTC)

Não, são coisas diferentes. Aí se estudam as correntes de pensamento econômico e sua evolução: Fisiocracia, a idéia da Mão Invisível de Adam Smith, Keynesianismo, monetarismo, neo-liberalismo e por aí vai, enquanto que a outra é factual, analisa simplesmente como as coisas aconteceram sem se preocupar muito em como a economia poderia ter se estruturado. Os dois são separados como áreas acadêmicas, assim como se separam outros sub-campos de estudo da economia, como Macroeconomia e Economia do Setor Público. Na fr:wp há o fr:Histoire de la pensée économique que está bem amplo e explica o conceito. Montemor Courrège Faroe msg 00:06, 7 Maio 2007 (UTC)

Isso. Foi exatamente o que eu tentei dizer. -- Clara C. 01:19, 7 Maio 2007 (UTC)

Discordo Complicação ortográfica desnecessária. Lusitana 07:12, 7 Maio 2007 (UTC)


Não sendo esta uma questão fundamental, a verdade é que com Categoria:História da economia parece-me que não estamos muito acompanhados:

Acscosta 09:11, 7 Maio 2007 (UTC)

Discordo. Não precisamos, nem devemos, cair no debate academicista da "nomenclaturização" das palavras... Nosso idioma nos permite certos vôos impossíveis em outras línguas. A palavra econô(ó)mico, por ser um adjetivo, já traz embutido no seu significado a premissa da Economia. Relativo à economia, é sua primeira acepção, no Dicionário... se no "economês" fazem distinções, e se nas outras wikis não têm um da possessivo como nós, lusófonos... que fazer? Viva a Língua Portuguesa! Conhecer ¿Digaê 10:34, 7 Maio 2007 (UTC)


Penso que estamos a discutir se é mais apropriado utilizar o conceito de História da Economia ou o conceito de História Económica (Econômica).

Para esta discussão a referência a adoptar deverá ser, creio eu, a forma esta área científica é designada pelas universidades e associações científicas dos países que têm o Português como língua oficial.

Uma pesquisa simples na Internet permite verificar que o conceito genericamente adoptado é o de História Económica (Econômica).

Alguns exemplos, entre muitos outros que se poderiam encontrar:

  • Associação Portuguesa de História Económica e Social
  • Gabinete de História Económica e Social (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa)
  • Instituto de História Económica e Social da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
  • Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica
  • Na Universidade Federal Fluminense, cadeiras de:
    • História Econômica Geral
    • História Econômica, Política e Social Geral e do Brasil
  • Na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, cadeira de:
    • História Económica

Mantenho, por isso, o meu apoio à proposta de alteração da denominação da categoria, sem prejuízo dos redireccionamentos necessários.

Acscosta 11:02, 7 Maio 2007 (UTC)

Perfeita a colocação do Acscosta. Como, ao menos para mim, História da Economia não se refere ao campo de estudos, a categorização de alguns artigos ali parece meio inapropriada. O artigo Acordos de Bretton Woods por exemplo não trata somente de questões econômicas, mas também políticas. Muitos desses artigos então deveriam estar na categoria:História da política, ou que seja criada a categoria:História da economia e da política. Já se fosse História Econômica (Económica), não seria necessário, pois tal campo de estudos aborda também outros temas, mas enfatizando a economia, claro. Quando crescer o artigo História econômica do Brasil, existirão tanto questões sociais e políticas quanto econômicas. Os estudos sobre o "Milagre Econômico", por exemplo, tratam também de questões sociais (aumento vertiginoso da desigualdade setorial, logo, social) e políticas (aumento do autoritarismo, o que ajudou a promover reformas econômicas). Infelizmente, ainda não há o artigo História Econômica para ajudar. Montemor Courrège Faroe msg 11:57, 7 Maio 2007 (UTC)

Não sei se alguém levantou essa questão, mas repararam que se mudarmos essa categoria para "História econô(ó)mica" teremos uma dupla grafia por causa das diferenças entre as variantes de português? O nome atual não teria sido uma forma de se evitar redirect de categoria? (tá que não é um problemão, mas já é um transtorno...) Mateus Hidalgo diga! 16:47, 7 Maio 2007 (UTC)

Já levantaram a questão sim, mas pra mim o transtorno já existe. Qualquer economista que venha a editar na wikipedia ficará confuso quando não encontrar a categoria:História econô(ó)mica, como eu fiquei. É a única sub-área de estudos da economia que ainda não tem categoria (considerando as mais conhecidas), pelo menos com o nome que considero correto. Quero dizer que, mantendo-se do jeito que está, a confusão da grafia seria evitada, mas haveria a outra que acabo de mencionar. Estou perdendo nesta discussão, mas mesmo que não se mude nada, terei que fazer o redirect dos dois outros nomes possíveis para tal categoria, senão mais cedo ou mais tarde teremos três categorias para a "mesma" coisa. Montemor Courrège Faroe msg 17:44, 7 Maio 2007 (UTC)