Cervejas da Bélgica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m A migrar 10 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q348229
Linha 6: Linha 6:


== Duvel ==
== Duvel ==
Duvel (diabo em [[Língua flamenga|flamengo]]), um nome comum para cervejas estrangeiras, é uma das mais famosas cervejas no mundo. Em degustações internacionais, Duvel sempre está presente, sendo por vezes utilizada como base comparativa para outras de seu tipo.
Duvel (diabo em [[Língua flamenca|flamenco]]), um nome comum para cervejas estrangeiras, é uma das mais famosas cervejas no mundo. Em degustações internacionais, Duvel sempre está presente, sendo por vezes utilizada como base comparativa para outras de seu tipo.


A história de Duvel começa em [[1918]] (apesar de sua cervejaria ser ainda mais antiga), quando, com fórmula de [[Albert Moortgat]], era produzida exclusivamente para consumo dos [[Aliados da 1ª guerra mundial]]. Seu nome então era [[Victory Ale]]. Em [[1923]], um amigo de Moortgat experimentou a cerveja e disse: "Que diabo de cerveja"; o que acabou influenciando o novo nome: Duvel.
A história de Duvel começa em [[1918]] (apesar de sua cervejaria ser ainda mais antiga), quando, com fórmula de [[Albert Moortgat]], era produzida exclusivamente para consumo dos [[Aliados da 1ª guerra mundial]]. Seu nome então era [[Victory Ale]]. Em [[1923]], um amigo de Moortgat experimentou a cerveja e disse: "Que diabo de cerveja"; o que acabou influenciando o novo nome: Duvel.

Revisão das 16h30min de 24 de setembro de 2013

Na Bélgica existem mais de 1.500 tipos de cerveja, nas quais Stella Artois, Alken Maes, Jupiler, Delirium tremens, Duvel, Kwak, Leffe, Hoegaarden e Belle Vue inserem-se entre as mais conhecidas.

Muitas destas são produzidas por monges trapistas, sendo então conhecidas como Cervejas Trapistas.

Certas cervejas possuem até um copo específico para serem servidas com tamanho e forma variados. Entre os tipos de cerveja, incluem-se: Pilsen, cerveja escura, malzbier, bock, cerveja de trigo, cerveja de cevada, cerveja com frutas etc.

Duvel

Duvel (diabo em flamenco), um nome comum para cervejas estrangeiras, é uma das mais famosas cervejas no mundo. Em degustações internacionais, Duvel sempre está presente, sendo por vezes utilizada como base comparativa para outras de seu tipo.

A história de Duvel começa em 1918 (apesar de sua cervejaria ser ainda mais antiga), quando, com fórmula de Albert Moortgat, era produzida exclusivamente para consumo dos Aliados da 1ª guerra mundial. Seu nome então era Victory Ale. Em 1923, um amigo de Moortgat experimentou a cerveja e disse: "Que diabo de cerveja"; o que acabou influenciando o novo nome: Duvel.

Leffe

A cerveja Leffe, produzida desde o século XIII pelos monges da antiga abadia belga de Leffe, é a cerveja tipo Cerveja Abadia mais consumida no mundo. A cerveja tem a mesma receita desde 1240. É uma cerveja de alta fermentação, frutada e levemente condimentada, sendo também uma cerveja seca. Os apreciadores dizem que o seu leve aroma de malte e seu sabor doce fazem dela uma ótima companhia para refeições leves.

A cervejaria Leffe produz três conhecidos tipos de cerveja: Leffe Blonde (a citada acima), Leff Brown e Leffe Radieuse.

Stella Artois

A cerveja Stella Artois, admirada por seus fiéis consumidores, tem origem numa cervejaria tradicional belga, chamada Den Hoorn, de 1366, localizada na cidade de Leuven.

A cervejaria cresceu junto a cidade, sendo posteriormente baptizada de "Artois", ao ser comprada pelo cervejeiro Sebastian Artois em 1717. A marca Stella Artois surgiu somente ao ano de 1926, após ter sido lançada uma edição de natal limitada da cerveja Artois com o nome de "Stella" ("estrela" em latim).

A marca ficou muito conhecida, e a edição limitada de Stella Artois passou a ser fabricada regularmente. Acabou se tornando uma cerveja simbólica da Bélgica, só chegando porém ao comércio brasileiro em 2005.

Hoegaarden

Produzida no norte da Bélgica, na vila de Hoegaarden, Hoegaarden é uma cerveja de trigo.

Tendo um processo de fabricação complexo e demorado, único, tem fama internacional (não sendo contudo a cerveja belga mais famosa). Hoegaarden produz apenas um tipo de cerveja, sendo assim uma cervejaria tradicional.

Ligações externas