Chamaeleo jacksonii

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde Junho de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaCamaleão-de-Jackson
Jackson's Chameleon444.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Ordem: Squamata
Família: Chamaeleonidae
Género: Chamaeleo
Espécie: C. jacksonii
Nome binomial
Chamaeleo jacksonii
Boulenger, 1896
Sinónimos
Trioceros jacksonii

Chamaeleo jacksonii, chamado popularmente de camaleão-de-jackson ou camaleão-de-três-chifres, é uma espécie de camaleão nativa das florestas úmidas do leste da África.[1] Foi também introduzido no Hawaii em 1970. Em alguns países são as vezes mantidos como mascotes.

Com aproximadamente 30 centímetros de comprimento, essa espécie possui três chifres, um no focinho e dois acima dos olhos, usados em disputas territoriais. Ao contrário da maioria dos répteis, ele não bota ovos, dá a luz a filhotes formados.

Assim como todos os camaleões, eles podem mudar de cor e mover seus olhos independentemente. Alimentam-se de insetos que capturam com sua longa língua pegajosa, atirada a grande velocidade.

Camaleão-de-Jackson no Hawaii, onde foi introduzido pelo homem.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chamaeleo jacksonii
Ícone de esboço Este artigo sobre Répteis, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.